Arbitragem no sector dos petróleos e gás em Moçambique

Autores

  • Edson da Graça Francisco Macuácua Centro Universitário Alves Faria
  • Rajú Roldão Lauter

Palavras-chave:

Arbitragem, concessão e mediação e natureza jurídica da arbitragem

Resumo

O presente trabalho, tem na arbitragem no sector dos petróleos e gás em Moçambique, o seu principal objecto de abordagem. O instituto da arbitragem é novo no Direito Moçambicano. A lei de arbitragem foi aprovada em 1999. Os investimentos no sector do petróleo e do gás envolvem um elevado risco e um elevado capital financeiro, o que exige um sistema jurídico atractivos e que oferece segurança e garantias aos investidores. É neste âmbito que em sede da Lei de Petróleos, o recurso à arbitragem internacional é consagrada como uma das garantias jurídicas que assiste aos titulares de direito de operações petrolíferas. A arbitragem é um dos factores atractivos para o investimento no sector de petróleo e gás, pois permite uma solução tecnicamente especializada, imparcial, célere, simplificada e segura. A arbitragem difere da mediação e da conciliação, pois, nesses as pendências entre as partes não são resolvidas por terceiros mas pela vontade comum dos litigantes, com a ajuda de um mediador ou terceiro que actua como mediador ou conciliador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson da Graça Francisco Macuácua, Centro Universitário Alves Faria

Doutor em Direito, Doutor em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano.

Rajú Roldão Lauter

Doutorando em Politicas Públicas; Diplomado em Estudos Avançados em Políticas Públicas; Mestre em Administração Pública; Mestrando em Direito Administrativo e Docente Universitário .

Referências

Almeida, Carlos Ferreira de – “Convenção de arbitragem: conteúdo e efeitos”, in/ Congresso do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (Centro de arbitragem comercial). Intervenções, Coimbra, Almedina, 2008) pp. 81 ss.

ALMEIDA, Mariana Lessa R. de. Lex petrolea: a lex mercatoria dos contratos internacionais da indústria.

ARAÚJO, Nádia. Direito Internacional Privado – Teoria e Prática Brasileira. Rio de Janeiro: Renovar

BARROSO, Luís Roberto. Fundamentos teóricos e filosóficos do novo direito constitucional brasileiro (Pósmodernidade).

BUCHEB, José Alberto. A Arbitragem Internacional nos Contratos da Indústria do Petróleo. Rio de Janeiro, 2004.

COSTA, Ricardo (Coord.). Arbitragem: Da Experiência Portuguesa ao Futuro. Coleccao do Instituto do Conhecimento AB, nº1. Almedina. Lisboa. 2018

EHRLICH, Eugen (1926) Fundamental principles of the sociology of law, Cambridge: Harvard University Press

GENTILI, Anna Maria (1998), O leão e o caçador. Uma história da África sub-sahariana dos séculos XIX e XX, Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique.

GLUCKMAN, Max (1955), The judicial process among the Barotse of Northern Rhodesia, Manchester: University Press.

GOMES, Conceição et. al. (2003), «Os tribunais comunitários», in Santos, Boaventura de Sousa e Trindade, João Carlos (ed.), Conflito e Transformação Social: Uma Paisagem das Justiças em Moçambique, Vol II, Porto: Afrontamento, pp. 189-340.

GRIFFITHS, Anne (1997), In the shadow of marriage: gender and justice in an African community, Chicago: University of Chicago Press.

GRIFFITHS, John (1986), «What is Legal Pluralism?», Journal of Legal Pluralism, 24, pp.1-55

HENRIQUES, Henriques, O Direito Internacional e a Constituicao de Mocambique: Encontros e Desencontros a Luz do Pluralismo Juridico Global, Tese de Doutoramento em Direito Publico, Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2015, disponível no site https://run.unl.pt/bitstream/10362/19529/1/Henriques_2016pdf.pdf.

MEDEIROS, Suzana; TIBÚRCIO, Carmen. Arbitragem na indústria do petróleo no Mediação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 78 – 98

Oliveira, Ana Perestrelo de – Arbitragem de litígios com entes públicos, Coimbra, Almedina, 2007.

Petróleo e Gás. Rio de Janeiro, Renovar, 2005, p. 617 - 660.

PINHEIRO, Luís de Lima – Arbitragem transnacional. A determinação do estatuto da arbitragem, Coimbra, Almedina 2001, pp. 1 ss.; Direito Comercial Internacional. Contratos comerciais internacionais – Convenção de Viena sobre a venda internacional de mercadorias – arbitragem transnacional, Coimbra, Almedina, 2005 pp.443 ss.

SANTOS, Boaventura de Sousa (2003), «O Estado heterogéneo e o pluralismo jurídico», in Santos, Boaventura de Sousa e Trindade, João Carlos (ed.), Conflito e Transformação Social: Uma Paisagem das Justiças em Moçambique, Vol I, Porto: Afrontamento, pp. 47128.

SANTOS, Boaventura de Sousa (2006a), A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. Porto: Edições Afrontamento.

SEMEDO, José António Lopes – A arbitragem voluntária em Angola: quadro normativo e perspectivas” in II Congresso do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (Centro de arbitragem comercial), Intervenções, Coimbra, Almedina, 2009, pp. 13 ss.

TIBÚRCIO, Carmen. A arbitragem como meio de solução de litígios comerciais.

VICENTE, Dário Moura – Da arbitragem comercial internacional. Direito aplicável ao mérito da causa, Coimbra, Coimbra Editora, 1990; Direito aplicável aos contratos públicos internacionais, in AAVV Estudos em homenagem ao professor Doutor Marcello Caetano no centenário do seu nascimento, Lisboa, Faculdade de Direito de

________________________, Constituição da República de Moçambique (2004), que inclui a Lei de Revisão Pontual da Constituição (Lei no 1/2018, de 12 de Junho, publicado no Boletim da Republica, 1a Serie – no 115, 2o Suplemento, de 12 de Junho de 2018.

________________________, Constituição da República de Moçambique (2004), publicados no Boletim da Republica, 1a Serie – no 51, de 22 de Dezembro de 2004.

Decreto-Lei nº 2/2014, de 2 de Dezembro, publicado no BR nº 96, I Série.

Decreto nº 3472015, de 31 de Dezembro, publicado no BR nº 104, I Série.

Lei n. 11/99, de 8 de Julho, publicado no BR, do dia 12 de Julho de 1999, I série, n. 27

Lei nº 21/2014, de 18 de Agosto, publicado no BR nº 66, I Série.

Lei nº 25/2014, de 23 de Setembro, publicado no BR nº 76, I Série.

Lei no 11/99, de 8 de Agosto –, a Lei que fixa o Regime Jurídico dos Meios Alternativos de Resolução de Conflitos por indicação à arbitragem, à conciliação e à mediação, publicada no Boletim da Republica, 1a Serie, no 27, Suplemento, de 8 de Agosto de 1999.

Resolução nº 25/2016, de 3 de Outubro, publicado no BR nº 118, I Série.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

MACUÁCUA, Edson da Graça Francisco; LAUTER, Rajú Roldão. Arbitragem no sector dos petróleos e gás em Moçambique. Revista de Direito Constitucional & Econômico, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 2, 2025. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/redec/article/view/1161. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos