O PRESIDENCIALISMO DE COALIZíO E SUA INFLUÊNCIA NA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA

Authors

  • ADRIANA DE SOUZA FAGUNDES Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA)
  • LOIANE PRADO VERBICADO Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca e Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará.

Abstract

A pesquisa objetiva analisar o presidencialismo de coalizão e a sua ligação com a judicialização da polí­tica no Brasil. Para tanto, realiza-se uma retrospectiva histórica, avaliando o desenvolvimento do modelo polí­tico institucional no decorrer dos anos, bem como pontua-se o protagonismo que o Poder Judiciário vem sofrendo desde 1988 na democracia brasileira. A importância dessa análise fica mais evidente no momento polí­tico delicado em que o Brasil se encontra, fazendo-se necessário um estudo maior acerca do presidencialismo de coalizão, das instabilidades das instâncias majoritárias e dos consequentes impactos da frágil relação entre Executivo e Legislativo no âmbito judicial, realizando, assim, um debate sobre os limites de atuação dos poderes e da preocupante e excessiva judicialização da polí­tica. Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o trabalho constatou que o presidencialismo de coalizão oportuniza uma maior presença dos tribunais em assuntos eminentemente polí­ticos. Diante da necessidade de alinhavar alianças do Executivo com as representações partidárias do Congresso Nacional, a fim de garantir a governabilidade, muitas medidas polí­ticas violadoras de direitos são tomadas, bem como derrotas polí­ticas acabam sendo levadas à apreciação dos tribunais. Essa transferência de assuntos polí­ticos aos tribunais dá-se, sobretudo, quando os poderes entram em conflito e perdem a confiança social. Esse deslocamento, contudo, constitui um risco para a democracia, ao se atribuir a uma instância não majoritária a responsabilidade de sanar as dificuldades e os impasses dos poderes polí­ticos de uma democracia.

Author Biographies

ADRIANA DE SOUZA FAGUNDES, Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA)

Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA); Monitora bolsista das Disciplinas Introdução ao Estudo do Direito 1 e 2; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica – PIBICT (CESUPA); Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos e Direitos Humanos.

LOIANE PRADO VERBICADO, Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca e Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará.

Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca (2014), Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006), com perí­odo sanduí­che na Universidade de São Paulo, Mestra em Ciência Polí­tica pela Universidade Federal do Pará (2011), Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude (2004), Coordenadora do Curso de Graduação e Vice-Coordenadora do PPGD do Centro Universitário do Pará, Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará. Atualmente cursa Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Pará. Lí­der do grupo de pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos

Published

2018-01-08

How to Cite

FAGUNDES, ADRIANA DE SOUZA; VERBICADO, LOIANE PRADO. O PRESIDENCIALISMO DE COALIZíO E SUA INFLUÊNCIA NA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/348. Acesso em: 2 jun. 2024.

Issue

Section

Artigos