O PRESIDENCIALISMO DE COALIZíO E SUA INFLUÊNCIA NA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA

Autores/as

  • ADRIANA DE SOUZA FAGUNDES Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA)
  • LOIANE PRADO VERBICADO Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca e Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará.

Resumen

A pesquisa objetiva analisar o presidencialismo de coalizão e a sua ligação com a judicialização da polí­tica no Brasil. Para tanto, realiza-se uma retrospectiva histórica, avaliando o desenvolvimento do modelo polí­tico institucional no decorrer dos anos, bem como pontua-se o protagonismo que o Poder Judiciário vem sofrendo desde 1988 na democracia brasileira. A importância dessa análise fica mais evidente no momento polí­tico delicado em que o Brasil se encontra, fazendo-se necessário um estudo maior acerca do presidencialismo de coalizão, das instabilidades das instâncias majoritárias e dos consequentes impactos da frágil relação entre Executivo e Legislativo no âmbito judicial, realizando, assim, um debate sobre os limites de atuação dos poderes e da preocupante e excessiva judicialização da polí­tica. Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o trabalho constatou que o presidencialismo de coalizão oportuniza uma maior presença dos tribunais em assuntos eminentemente polí­ticos. Diante da necessidade de alinhavar alianças do Executivo com as representações partidárias do Congresso Nacional, a fim de garantir a governabilidade, muitas medidas polí­ticas violadoras de direitos são tomadas, bem como derrotas polí­ticas acabam sendo levadas à apreciação dos tribunais. Essa transferência de assuntos polí­ticos aos tribunais dá-se, sobretudo, quando os poderes entram em conflito e perdem a confiança social. Esse deslocamento, contudo, constitui um risco para a democracia, ao se atribuir a uma instância não majoritária a responsabilidade de sanar as dificuldades e os impasses dos poderes polí­ticos de uma democracia.

Biografía del autor/a

ADRIANA DE SOUZA FAGUNDES, Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA)

Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA); Monitora bolsista das Disciplinas Introdução ao Estudo do Direito 1 e 2; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica – PIBICT (CESUPA); Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos e Direitos Humanos.

LOIANE PRADO VERBICADO, Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca e Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará.

Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca (2014), Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006), com perí­odo sanduí­che na Universidade de São Paulo, Mestra em Ciência Polí­tica pela Universidade Federal do Pará (2011), Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude (2004), Coordenadora do Curso de Graduação e Vice-Coordenadora do PPGD do Centro Universitário do Pará, Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará. Atualmente cursa Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Pará. Lí­der do grupo de pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos

Publicado

2018-01-08

Cómo citar

FAGUNDES, ADRIANA DE SOUZA; VERBICADO, LOIANE PRADO. O PRESIDENCIALISMO DE COALIZíO E SUA INFLUÊNCIA NA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/348. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos