Os impactos econômicos na ascensão dos precedentes no Direito Processual Civil brasileiro
Palavras-chave:
Precedentes judiciais, Segurança jurídica, Ascensão de Precedentes, Impactos econômicosResumo
A promulgação da Constituição Federal de 1988 e os incrementos de mecanismos processuais para recorrer aos Tribunais contribuíram para a crescente demanda judicial, propiciando decisões de variados entendimentos, impulsionando a necessária uniformização da jurisprudência para evitar divergências, contradições e injustiças de julgados. O Código de Processo Civil, especialmente nos artigos 926 e 927, trouxe expressivas mudanças no ordenamento jurídico ao prever a formação de precedentes judiciais, viabilizando a agilidade dos trabalhos e a previsibilidade dos resultados dos processos, proporcionando a prévia viabilidade econômica do litígio em observância dos princípios da isonomia e da segurança jurídica, garantindo, assim, estabilidade econômica e igualdade entre as partes, afastando o oportunismo processual. Desse modo, a ascensão dos precedentes promove impactos positivos tanto na prestação jurisdicional como no setor econômico. Quanto à metodologia, o presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações, jurisprudência e publicações disponibilizadas em sites eletrônicos, com utilização do método dedutivo.
Downloads
Referências
ABBOUD, Georges. O NCPC e os Precedentes – Afinal, do que Estamos Falando? In: DIDIER JR, Fredie; CUNHA, Leonardo Carneiro da; ATAÍDE JR, Jaldemiro Rodrigues; MACÊDO, Lucas Buril. Coleção Grandes Temas do Novo CPC: Precedentes. Salvador: Juspodivm, 2016, p. 175-182.
ANDREI, Daniela. Dependência Econômica e sua Abordagem na Jurisprudência. Revista de Direito Mercantil, Industrial e Econômico Financeiro, n° 167, 2017.
ATAÍDE JR., Jaldemiro Rodrigues de. As tradições jurídicas de civil law e common law. In: DIDIER JR. et al. Novas tendências do Processo Civil. Salvador: Juspodium, 2018. p. 555-608.
FUX, Luiz; BODART, Bruno. Notas sobre o princípio da motivação e a uniformização da jurisprudência no novo Código de Processo Civil à luz da análise econômica do Direito. In: Revista de Processo, v. 269, jun. 2017, pp. 421-432.
PINHEIRO, Armando Castelar; PORTO, Antônio José Maristrello; SAMPAIO, Patrícia Regina Pinheiro. Tópicos em Direito e Economia. In: FGV Direito Rio, 2021, pp. 41-64.
SITE STF. 5 anos de vigência do Código de Processo Civil. [https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.aspidConteudo=462558&tip=UN](https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.aspidConteudo=462558&tip=UN)
WALD, Arnoldo. A análise econômica na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 135-142, jul./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.