O impacto econômico e ambiental do setor de mineração

Autores

  • Flávia Silva Bonfim Maciel Centro Universitário Alves Faria

Palavras-chave:

Impacto econômico, impacto ambiental, rompimento de barragem, Mariana e Brumadinho

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre o impacto econômico do setor de mineração no país, e em contrapartida o impacto ambiental causado pelo rompimento de barragens de rejeitos de mineração. Será analisado os impactos positivos e negativos do setor mineral Serão avaliados dois casos de rompimento de barragens de rejeitos, provenientes de Mariana e Brumadinho, que geraram significativa repercussão nacional e internacional, nos âmbitos sociais e econômicos. Demonstrar a importância de harmonizar valores sociais e econômicos, gerando uma segurança jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Silva Bonfim Maciel, Centro Universitário Alves Faria

Mestranda em Direito Constitucional Econômico pela Unialfa.

Referências

AMARAL, Diogo Freitas, Curso de Direito Administrativo, Volume I, 4ª Edição, Almedina, Lisboa, 2018.

AFONSO, João José Rodrigues, A Privatização de Funções de Segurança Publica Interna: Funções Inalienáveis do Estado de Direito Democrático e Novo Paradigma de Descentralização do exercício de Poderes de Polícia, Tese apresentada para a obtenção do grau de doutor em Direito, Universidade António de Lisboa, Departamento de Direito, Lisboa, Julho de 2015.

BRAVANTE, Ulica Ercílio Lopes, Sector Empresarial do Estado Angolano: Análise e Perspectivas, Dissertação apresentada à Faculdade de Direito da Universidade Coimbra, 2016.

CAETANO, Marcelo, Manual de Ciência Jurídica e Directo Constitucional, Tomo I, Editora Almedina, Lisboa, 2018.

COUTINHO, João, A morte anunciada das empresas públicas? In Sal e Caldeira, Advogados, LDA, Newsletter, nº 42, Junho, Maputo 2001.

D Alte, Sofia Tome, A nova configuração do sector empresarial do Estado e a empresarialização dos serviços públicos, Almedina, Lisboa, 2007.

DUARTE, António Pinto, Notas sobre o conceito e o regime jurídico das Empresas Públicas Estaduais, um Estudo sobre o novo Regime do Sector Empresarial do Estado, Livraria Almeida, Coimbra, 2000.

FIDALGO, Carolina Barros, O Estado Empresário, Das Sociedades Estatais às Sociedades com participação minoritária do Estado, Almedina, são Paulo, 2017.

GOMES, Nuno Sã, Notas sobre a Função e Regime Jurídico das pessoas colectivas públicas de Direito Privado, publicado em Cadernos de Ciências e Técnicas Fiscal, Centro de Estudos Ficais, Lisboa, 1987.

LERIAS, António Gervásio, Evolução do Sector Empresarial do Estado, um Estudo sobre o novo Regime do Sector Empresarial do Estado, Livraria Almedina, Coimbra, 2000.

MORAIS, Luís D.S., As Relações entre o Estado e as Empresas Públicas na sequência da aprovação do Decreto-lei nº558/99, de Dezembro; Um Estudo sobre o Novo Regime do Sector Empresarial do Estado, Livraria Almedina, Coimbra, 2000.

MONCADA, Luís Cabral, A Empresa Pública e o seu Regime Jurídico: Aspectos Gerais, Coimbra, 1988.

OTERO, Paulo, Vinculação e Liberdade de conformação jurídica do Sector Empresarial do Estado, Coimbra Editora, 1998.

________________, Coordenadas Jurídicas da privatização da Administração Publica, in Boletim da Faculdade de Direito, STVDIA IVRIDICA 60, Colloquia-7, IV Colóquio Luso-Espanhol de Direito Administrativo, Universidade de Coimbra, Coimbra Editora, 2001.

PALE, António Luís, As Privatizações em Moçambique e o seu controle, Comunicação apresentada no II Encontro dos Tribunais de Contas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que teve lugar na cidade de Praia, a 30 de Outubro de 1996, disponível em [WWW.OISCCPLP.ORG](http://WWW.OISCCPLP.ORG).

PINA, A Reforma do Regime das Empresas Públicas, o Direito Comunitário e o Direito de Concorrência, um Estudo sobre o Novo Regime do Sector Empresarial do Estado, Livraria Almedina, Coimbra, 2000.

FERREIRA, Eduardo Paz, Aspectos Gerais do novo Regime do Sector Empresarial do Estado, um Estudo sobre o novo Regime do Sector Empresarial do Estado, Livraria Almedina, Coimbra, 2000.

_____________________, Vinculação e liberdade de Conformação jurídica do sector Empresarial do Estado, Coimbra Editora, 1998.

PARDAL, Paulo Alves, Breve ensaio sobre a coexistência de sectores na Constituição económica de Moçambique, in Dário Moura Vicente e outros (ORGs), Estudo comemorativo dos 30 anos da cooperação entre a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, Associação da Faculdade de Direito de Lisboa, Lisboa, 2012.

RODRIGUES, Nuno Cunha, “Golden- Sahares”, As empresas participadas e os privilégios do Estado enquanto acionista minoritário, Coimbra Editora, 2004.

———————————, Regime Jurídico das Empresas Publicas, in Luís Silva Morais, Nuno Cunha Rodrigues e Paulo Alves Pardal (orgs), Direito da Economia, Volume I, Associação da Faculdade de Direito de Lisboa, Lisboa, 2014.

WATY, Teodoro Andrade, Direito Económico, Maputo, 2011.

VAZ, Manuel Afonso, Formas Organizativas do sector empresarial do Estado (a experiência Portuguesa, in Boletim da Faculdade de Direito, STVDIA IVRIDICA 60, Colloquia-7, IV, Colóquio luso-Espanhol de Direito Administrativo, Universidades de Coimbra, Coimbra Editora, 2001.

Downloads

Publicado

2026-01-21

Como Citar

MACIEL, Flávia Silva Bonfim. O impacto econômico e ambiental do setor de mineração. Revista de Direito Constitucional & Econômico, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, 2026. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/redec/article/view/1215. Acesso em: 26 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos