A liberdade religiosa indevidamente utilizada como escudo para a prática da homotransfobia
Palavras-chave:
Religião, Homofobia, Transfobia, Discurso de ódio, Excludente de Ilicitude, BrasilResumo
O presente estudo trata do histórico e evolução da relação entre religião e a homofobia, com especial destaque para a seletividade de passagens bíblicas específicas em detrimento da visão geral. Desta forma, a correlação entre a evolução do Estado em parceria com a religião e sua posterior superação são confrontadas com a evolução do pensamento homotransfóbico, até a posterior utilização da blindagem religiosa para o cometimento do crime de homotransfobia, com especial atenção ao Brasil. O desenvolvimento do trabalho é composto pelo registro do comportamento homoafetivo na humanidade até os primeiros registros contrários. Ademais, após o registro da aproximação do Estado com a religião, as consequências na esfera social e jurídica são apontadas, com a efetiva punição legal de membros da população LGBTQIA+ pela sua simples existência. Entre os documentos estudados, é dado especial destaque a sentenças proferidas na época do Brasil Colônia, em um paralelo evolutivo com a conquista de direitos e o reconhecimento da homotransfobia como crime de racismo, com o julgamento do ADO 26 e MI 4733, pelo Supremo Tribunal Federal. Por fim, a ausência de dados objetivos acerca de crimes contra a população LGBTQIA+ no Brasil é exposta, assim como são apresentados os conceitos de exercício do direito de criança e discurso de ódio, com apresentação das principais diferenças e a ilegal utilização da religião como escudo para a prática da homotransfobia.
Downloads
Referências
ABBOUD, Georges. Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p. 101.
BORRILLO, Daniel. Homofobia – História e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 2
CLÈVE, Clèmerson. 55. Laicidade e Discurso Religioso na Democracia Brasileira In: CLÈVE, Clèmerson. Direito Constitucional Brasileiro - Vol. 1 - Ed. 2022. São Paulo (SP):Editora Revista dos Tribunais. 2022.
GUIMARÃES, Luís Gustavo Faria. O presidencialismo de coalizão no Brasil. -1. Ed. São Paulo: Blucher Open Access, 2020
HELMINIAK. Daniel O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade, 16.
MEIDA, S. L. Racismo Estrutural. São Paulo: Polén livros, 2019.
PINTO, S. G.; NOURA, C. As barreiras enfrentadas pela população LGBTQIA+ e o reconhecimento da homotransfobia como racismo. Revista Eletrônica Direito e Política, v. 16, 2021.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos/ André de Carvalho Ramos- 8. Ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2021. P. 744.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos/ André de Carvalho Ramos- 8. Ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2021. p. 107.
SPENCER, Colin. Homossexualidade: uma história. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999, p. 20.
STF - ADO: 26 DF 9996923-64.2013.1.00.0000, Relator: CELSO DE MELLO, Data de Julgamento: 13/06/2019, Tribunal Pleno, Data de Publicação: 06/10/2020.
VECCHIATTI, Paulo Roberto Iotti. O Supremo Tribunal Federal, a homotransfobia e seu reconhecimento como crime de racismo. Bauru, SP: Spessotto, 2020.
VECCHIATTI, Paulo Roberto Iotti. Manual da homoafetividade: da possibilidade jurídica do casamento civil, da união estável e da adoção por casais homoafetivos/ Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, prefácio de Maria Berenice Dias [et al.] – 3. ed. – Bauru, SP: Spessotto, 2019. p. 140.
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:
ANDES. AGU questiona decisão do STF sobre criminalização de LGBTTIfobia no país. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/aGU-questiona-decisao-de-sTF-sobre-criminalizacao-de-lGBTTIfobia-no-pais1. Acesso em 02 jun.2022
BBC. Suprema corte do EUA revoga direito de aborto: como decisão repercutiu entre políticos e celebridades. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61931286. Acesso em 02 jun.2022
BARROSO. Luiz Roberto. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democratica. Disponivel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/7433/5388. Acesso em 02 jun.2022
MEDINA, José. Capítulo I. Da Organização Político-Administrativa In: MEDINA, José. Constituição Federal Comentada - Ed. 2022. São Paulo (SP):Editora Revista dos Tribunais. 2022. Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/1540359570/constituicao-federal-comentada-ed-2022. Acesso em: 30 de Junho de 2022.
MOURA. Rafael Mendes. O novo round no Supremo sobre a criminalização da homofobia. Disponível em https://veja.abril.com.br/politica/o-novo-round-no-supremo-sobre-a-criminalizacao-da-homofobia/. Acesso em 02 jun.2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.