O regime jurídico do sector empresarial local em Moçambique
Palavras-chave:
Estado, Sector Público, Sector Empresarial, Empresa Pública, Pessoa Colectiva PúblicaResumo
Através de linhas objectivas, o autor do presente artigo científico pretende trazer à reflexão da comunidade académica, científica e da sociedade em geral sobre o fundamento jurídico do sector empresarial local (SEL), face, por um lado, à materialização do princípio central do exercício do poder do Estado, que se confina na prossecução do bem-estar comum e, por outro, ao vazio legal específico, quanto à coexistência, ao lado do regime jurídico do sector empresarial do Estado (SEE), do regime jurídico do sector empresarial local, centrado na administração pública, no âmbito do processo da descentralização do poder do Estado em Moçambique.
Downloads
Referências
GUIBUNDA, JANUÁRIO FERNANDO, Revista Jurídica (A competências da Terceira Secção do Tribunal Administrativo), Faculdade de Direito-UEM. Vol. 1, 1996.
MACIE, ALBANO, Descentralização em Moçambique - Filosofia da Reforma, o Presente e o Futuro, Escolar Editora, Maputo, 2021.
MACUÁCUA, Edson da Graça Francisco, A Configuração Jurídica da Descentralização em Moçambique (contributo para um paradigma moçambicano de descentralização), Escolar Editora, Maputo, 2023.
MACUÁCUA, Edson da Graça Francisco, O Desamparo Legal do Sector Público Empresarial não pertencente ao Estado em Moçambique: Que Futuro? in Revista Luso Brasileira, n.º 02, Centro de Investigação de Direito Privado da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Lisboa- Portugal, ano (9) 2023.
PARDAL, Paulo Alves, Breve ensaio sobre a coexistência de sectores na Constituição económica de Moçambique, in Dário Moura Vicente e outros (ORGs), Estudo comemorativo dos 30 anos da cooperação entre a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, Associação da Faculdade de Direito de Lisboa, Lisboa, 2012.
OTERO, Paulo, Vinculação e Liberdade de conformação Jurídica do Sector Empresarial do Estado, Coimbra Editora, 1998.
D' ALTE, Sofia Tomé, A Nova Configuração do Sector Empresarial do Estado e a Empresarialização dos Serviços Públicos, Almedina, Lisboa, 2007.
REPÚBLICA POPULAR DE MOÇAMBIQUE, Constituição da República Popular de Moçambique (1975), publicada no Boletim da República, 1ª série ‑ n.⁰ 1, de 25 de Junho de 1975.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Constituição da República de Moçambique (1990), publicada no Boletim da República, 1ª série‑ n.⁰ 44, de 2 de Novembro de 1990.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Constituição da República de Moçambique (2004), publicada no Boletim da República, 1ª série ‑ n.⁰ 51, de 22 de Dezembro de 2004.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Constituição da República de Moçambique (2004), publicada no Boletim da República, 1ª série ‑ n.⁰ 163, de 23 de Agosto de 2023.
Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado em vigor.
Lei n° 2/97, de 18 de Fevereiro, sobre a implantação das autarquias locais e o estabelecimento do respectivo quadro jurídico-legal.
Lei nº 26/2009, de 29 de Setembro, que aprova o Regime relativo à Organização, Funcionamento e Processo da 3ª Secção do Tribunal Administrativo)
Lei n.º 3/2018, de 19 de Junho, que Define o Regime Jurídico do Sector Empresarial do Estado.
Lei nº 6/2018, de 3 de Agosto, que altera a Lei nº 2/97, de 18 de Fevereiro.
Lei de Base da Organização e Funcionamento da Administração Pública, nº 7/2012, de 8 de Fevereiro.
Decreto-lei n° 17/77, sobre Normas e Princípios de Organização, Funcionamento e Gestão das EE, definindo o respectivo estatuto e, em 1981, aprovada a Lei n° 2/81, de 30 de Setembro, que regulava sobre a sua organização e funcionamento.
Decreto nº 10/2019, de 26 de Fevereiro, que aprova o Regulamento da Lei n.⁰ 3/2018, de 19 de Junho, que estabelece Regras e Princípios aplicáveis ao Sector Empresarial do Estado.
República de Moçambique, Ministério da Função Pública, Manual de Procedimentos do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado, Maputo, 2010.
Acórdão do Conselho Constitucional de Moçambique nº 6/2014, de 20 de Maio, relativo à competência de fiscalização das contas públicas pelos Tribunais Administrativos de Província e da Cidade de Maputo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.