O Código de Processo Civil de 2015 e a aproximação dos sistemas civil law e common law – precedentes judiciais brasileiros
Palavras-chave:
Precedentes Judiciais, Sistema Civil Law, Sistema Common LawResumo
Cuida-se de análise de estudo dos precedentes judiciais no Brasil, demonstrando a aproximação do direito anglo-saxão e do romano-germânico, embora são sistemas de direito com diferenças estruturais e históricas. A análise demonstrará aproximaçãode tais sistemas no direito brasileiro com a influência do Código de Processo Civil de 2015. Trazer o estudo de como o precedente judicial funciona e sua aplicabilidade, análise histórica, comparação com os sistemas jurídicos Civil Law e Common Law e como tem sido utilizados no direito brasileiro. Demonstrar a contribuição dos precedentes judiciais no direito brasileiro, com o propósito de trazer celeridade e estabilidade às decisões judiciais.
Downloads
Referências
DONIZETTI, Elpídio. A força dos precedentes do Novo Código de Processo Civil. Jusbrasil 2015. Disponível em: https://elpidiodonizetti.jusbrasil.com.br/artigos/155178268/aforca-dos-precedentes-do-novo- codigo-de-processo-civil. Acesso em
CÂMARA, Alexandre Freitas. Levando os padrões decisórios a sério: formação e aplicação dos precedentes e enunciados de súmula. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
CÂMARA, Alexandre Freitas. O novo Código de Processo Civil brasileiro. 6.Ed. São Paulo: Grupo GEN, 2020.
DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. 2. Ed, lisboa: Editora Meridiano, 1978.
GALIO, Morgana Henichka. História e formação dos sistema civil law e common law: a influência do direito romano e a aproximação dos sistemas. In: XXIII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, João Pessoa/PB, 2014,p. 233-255. Disponível em: http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=c79d3508e2dc8fe8. Acesso em:
TUCCI, José Rogério Cruz e. Precedente Judicial como Fonte do Direito. São Paulo: Revista do Tribunais, 2004.
NUNES, Jorge Amaury Maia. Segurança jurídica e súmula vinculante. São Paulo: Saraiva, 2010.
OLIVEIRA, Guilherme Machado de. Notas sobre os precedentes judiciais e os quatro anos de vigência do código de processo civil. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 56700-56714, Curitiba, ago 2020. Disponível em: . Acessso em:
PORTO, Giovane Moraes. Aspectos históricos do instituto do precedente judicial. Revista Eletrônica de Graduação da UNIVEM, v. 9, n. 1, p 185-195, Marília/SP: UNIVEM, ago 2016. Disponível em: < https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/download/1313/4 52. Acesso em:
SABINO, Marco Antonio da Costa. O precedente jurisdicional vinculante e sua força no Brasil, Revista Dialética de Direito Processual Civil n. 85, abril 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.