O Código de Processo Civil de 2015 e a aproximação dos sistemas civil law e common law – precedentes judiciais brasileiros

Autores

  • Jakeline Morais Menezes Cassimiro Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba

Palavras-chave:

Precedentes Judiciais, Sistema Civil Law, Sistema Common Law

Resumo

Cuida-se de análise de estudo dos precedentes judiciais no Brasil, demonstrando a aproximação do direito anglo-saxão e do romano-germânico, embora são sistemas de direito com diferenças estruturais e históricas. A análise demonstrará aproximaçãode tais sistemas no direito brasileiro com a influência do Código de Processo Civil de 2015. Trazer o estudo de como o precedente judicial funciona e sua aplicabilidade, análise histórica, comparação com os sistemas jurídicos Civil Law e Common Law e como tem sido utilizados no direito brasileiro. Demonstrar a contribuição dos precedentes judiciais no direito brasileiro, com o propósito de trazer celeridade e estabilidade às decisões judiciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakeline Morais Menezes Cassimiro, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (2013). Atualmente, é escrevente judiciária – analista do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Referências

DONIZETTI, Elpídio. A força dos precedentes do Novo Código de Processo Civil. Jusbrasil 2015. Disponível em: https://elpidiodonizetti.jusbrasil.com.br/artigos/155178268/aforca-dos-precedentes-do-novo- codigo-de-processo-civil. Acesso em

CÂMARA, Alexandre Freitas. Levando os padrões decisórios a sério: formação e aplicação dos precedentes e enunciados de súmula. São Paulo: Grupo GEN, 2018.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O novo Código de Processo Civil brasileiro. 6.Ed. São Paulo: Grupo GEN, 2020.

DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. 2. Ed, lisboa: Editora Meridiano, 1978.

GALIO, Morgana Henichka. História e formação dos sistema civil law e common law: a influência do direito romano e a aproximação dos sistemas. In: XXIII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, João Pessoa/PB, 2014,p. 233-255. Disponível em: http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=c79d3508e2dc8fe8. Acesso em:

TUCCI, José Rogério Cruz e. Precedente Judicial como Fonte do Direito. São Paulo: Revista do Tribunais, 2004.

NUNES, Jorge Amaury Maia. Segurança jurídica e súmula vinculante. São Paulo: Saraiva, 2010.

OLIVEIRA, Guilherme Machado de. Notas sobre os precedentes judiciais e os quatro anos de vigência do código de processo civil. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 56700-56714, Curitiba, ago 2020. Disponível em: . Acessso em:

PORTO, Giovane Moraes. Aspectos históricos do instituto do precedente judicial. Revista Eletrônica de Graduação da UNIVEM, v. 9, n. 1, p 185-195, Marília/SP: UNIVEM, ago 2016. Disponível em: < https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/download/1313/4 52. Acesso em:

SABINO, Marco Antonio da Costa. O precedente jurisdicional vinculante e sua força no Brasil, Revista Dialética de Direito Processual Civil n. 85, abril 2010.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

CASSIMIRO, Jakeline Morais Menezes. O Código de Processo Civil de 2015 e a aproximação dos sistemas civil law e common law – precedentes judiciais brasileiros. Revista de Direito Constitucional & Econômico, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, 2025. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/redec/article/view/1172. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos