Linguagem, direito e comunicação: inaplicabilidade do pressuposto de conhecimento do direito para pessoas com deficiência
Resumo
O trabalho tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de se efetivar a transmissão das mensagens jurídicas mediante todos os códigos positivados pelo sistema jurídico, como garantia e concretização do direito fundamental das pessoas com deficiência à comunicação e informação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Clarice Von Oertzen. Semiótica do Direito. São Paulo: Quartier Latin, 2005.
CARVALHO, Paulo de Barros. Fundamentos jurídicos da incidência. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2015
ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2014.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1974
KELSEN, Hans. Teoria Geral das Normas. Porto Alegre: Fabris., 1986.
ROBLES, Gregório. As Regras do Direito e as Regras dos Jogos - Ensaio sobre a Teoria Analítica do Direito. 1ª edição. São Paulo: Noeses, 2011
__________________. O direito como texto: quatro estudos de teoria comunicacional do direito. Trad. por Roberto Barbosa Alves. Barueri: Manole, 2005.
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.
VOLLI, Ugo. Manual de Semiótica. São Paulo: Loyola, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.