POLÍTICAS DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA EDUCACIONAL COMO MECANISMO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

Autores

  • KÁTIA MAGALHÃES ARRUDA
  • BRUNO LOUIS MAURICE GUÉRARD
  • MARIANA FERRUCCI BEGA

Resumo

O objeto desse estudo é analisar o impacto da exclusão digital na educação dos jovens, durante o perí­odo da pandemia do Covid19 e sua repercussão no agravamento do trabalho infantil. A relevância da temática justifica-se pelo aumento da desigualdade social causada pela pandemia, que obstaculizou o acesso de crianças e adolescentes ao ensino à distância, o qual continuará hí­brido no pós-pandemia. O celular e o acesso à internet tornaram-se ferramentas essenciais para a aprendizagem, no entanto, são inacessí­veis às classes vulneráveis que convivem com a discriminação e exclusão social. O desestí­mulo à educação, somado ao aumento da pobreza, favorecem o trabalho precoce e precário, acirrando o trabalho infantil e a desigualdade social, que impactam no bem-estar social e na economia, relativizando garantias fundamentais e metas da Agenda 2030 da ONU. Essa pesquisa demonstrará que as polí­ticas públicas e/ou empresariais, voltadas à inclusão tecnológica e ao acesso à internet, contribuem para romper a herança segregacionista, fatual e normativa, rumo à erradicação do trabalho infantil. Baseado em consultas bibliográficas, esse estudo descritivo e dedutivo busca comprovar que os referidos acessos tornaram-se direitos fundamentais, por permitirem educação e qualificação profissional inclusiva.

Biografias Autor

KÁTIA MAGALHÃES ARRUDA

Doutora em Polí­ticas Públicas, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, professora no Centro Universitário do Distrito Federal

BRUNO LOUIS MAURICE GUÉRARD

Servidor Público e Mestrando pelo Centro Universitário do Distrito Federal

MARIANA FERRUCCI BEGA

Mestre e bolsista CAPES pelo Centro Universitário do Distrito Federal e membro da Cielo Laboral

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

ARRUDA, KÁTIA MAGALHÃES; MAURICE GUÉRARD, BRUNO LOUIS; BEGA, MARIANA FERRUCCI. POLÍTICAS DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA EDUCACIONAL COMO MECANISMO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, 2022. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/608. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos