A (IN)POSSIBILIDADE DA REVISÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DIANTE DA PANDEMIA
Resumo
Este artigo investiga se a utilização de sistemas de gestão de aprendizagem a distância, especialmente em substituição das aulas presenciais por aulas remotas, pode evitar a revisão dos contratos de serviços educacionais no âmbito do ensino superior. Utiliza-se como exemplo o sistema Google sala de aula e a plataforma Moodle, sobretudo para projetar o envolvimento da tecnologia com a capacidade de auxiliar na continuidade da prestação de serviços educacionais. Por meio de revisão bibliográfica, ou seja, apresentação de conclusões doutrinárias encontradas por meio de pesquisa bibliográfica exploratória, este artigo apresenta elementos básicos acerca da relação entre tecnologia e direito, bem como defende que a utilização de tecnologias pode contribuir para o ensino, inclusive potencializando uma pedagogia inteligente no enfrentamento dos problemas trazidos pela pandemia da Covid-19.Referências
BRASIL, Código do Consumidor (1990). Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 27 abril de 2020.
______, Constituição Federal (1988). Constituição da república federativa do brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.go v.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 26 abril 2020.
______, Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivi l_03/_ato20152018/2017/decreto/d9057.htm>. Acesso em: 27 maio de 2020.
CONJUR, Heloisa Carpena. As escolas, o novo coronavírus e a velha revisão contratual. Disponível em: < https://www.conjur.com.br/2020-abr-15/garantias-consumo-escolascoronavirus-velha-revisao-contratual >. Acesso em: 27 maio de 2020.
FILHO, Sergio Cavalieri. Programa de direito do consumidor. 5 Ed. São Paulo: Atlas, 2019.
FOLHA DE S. PAULO. Brasil tem 656 mortes em 24 horas por Covid-19. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/07/brasil-tem-656-mortes-em-24-horaspor-covid-19.shtml. Acesso em: 06 julho 2020.
GOOGLE, Sala de Aula. Gerencie o ensino e a aprendizagem com o sala de aula. Disponível em: < https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/classroom/?m odal_active=none>. Acesso em: 15 maio de 2020.
LÔBO, Paulo. Contratos. Coleção Direito Civil. Volume 3. São Paulo: Saraiva, 2020, p. 15.
MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional: tomo IV - direitos fundamentais. 5 Ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2012
MOODLE. A plataforma de aprendizado mais popular do mundo. Disponível em: < https://moodle.com/pt/>. Acesso em: 18 maio de 2020.
ONU, Agenda 2030. Educação de qualidade. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/>. Acesso em: 27 maio de 2020.
OPAS BRASIL. Folha informativa – COVID-19. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19 &Itemid=875>. Acesso em: 07 julho 2020.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
SILVA, Virgílio Afonso. A constitucionalização do direito: os direitos fundamentais nas relações entre particulares. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.
USP, Jornal da. Ensino remoto na pandemia pode transformar educação. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/ensino-remoto-na-pandemia-pode-transformar-educacao/. Acesso em: 27 maio de 2020.
______, Universidade de São Paulo. Moodle da usp. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=73643>. Acesso em: 27 maio de 2020.
ZOLET, Lucas Augusto da Silva. Faculdade Brasiliense de Educação – FABE/Marau. Disponível em: <https://classroom.google.com/u/1/c/Nj E4NTk3MTYxNTVa> Acesso em: 28 maio de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.