CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO: AS MATÉRIAS CONSTITUCIONAIS E INFRACONSTITUCIONAIS SÃO UMA HERANÇA LIBERAL DE TÉCNICA DE DEFESA?
Resumo
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLANAR OBJETIVAMENTE AS RAÍZES DA CONSTITUIÇÃO. ADENTRANDO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA MARCADAMENTE POR MATÉRIAS INFRACONSTITUCIONAIS EM LARGA ESCALA E A CONTRIBUIÇÃO DA DEMOCRACIA E DO LIBERALISMO QUE IMPREGNOU O PENSAMENTO CONSTITUCIONALISTA. EXAMINA A IDEIA DE ORDEM COMO PREVISIBILIDADE E O INDIVIDUALISMO SE TORNARAM PREMISSAS FUNDAMENTAIS DO ESTADO BRASILEIRO, HISTORICAMENTE, E QUE PERMANECEM AINDA HOJE, EM CONTRASTE COM OS IDEAIS DE UM PRETENSO CONSTITUCIONALISMO SOCIAL MODERNO. COMO CONCLUSÃO, REVELA-SE A NECESSIDADE DE REVISÃO DO PENSAMENTO SOBRE ESTADO E CONSTITUIÇÃO, PARA RESOLVER CONTRADIÇÕES ENTRE AS VELHAS ESTRUTURAS LIBERAIS E OS NOVOS CONTEÚDOS SOCIAIS. PARA TANTO, FOI UTILIZADO O MÉTODO DEDUTIVO COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA ALIADA A TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA NA DOUTRINA BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA ABRANGÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO.Downloads
Publicado
2016-01-15
Como Citar
ROGGERO, Letycia Spínola Fontes; BOTTIZINI, Pedro Henrique Savian. CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO: AS MATÉRIAS CONSTITUCIONAIS E INFRACONSTITUCIONAIS SÃO UMA HERANÇA LIBERAL DE TÉCNICA DE DEFESA?. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/273. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Secção
Artigos
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.