A aplicabilidade dos tratados internacionais de direitos humanos na persecução penal em Moçambique

Autores

  • Almir Santos Reis Junior Universidade Católica de Moçambique
  • Horácio Ramos Napido Universidade Católica de Moçambique

Resumo

O presente trabalho analisa a aplicabilidade dos tratados internacionais de direitos humanos no contexto da persecução penal moçambicana, tendo em vista a harmonização entre o direito interno e as obrigações internacionais assumidas pelo Estado. Parte-se do pressuposto de que Moçambique, como signatária de diversos instrumentos internacionais de protecção dos direitos humanos, deve assegurar a sua efectivação no âmbito da justiça penal. Contudo, a prática revela desafios de natureza legislativa, institucional e interpretativa, que comprometem a plena incorporação dessas normas. A pesquisa baseia-se numa abordagem jurídico-dogmática e analítica, sustentada na Constituição da República, no Código Penal e nos tratados ratificados por Moçambique, como o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos. Conclui-se que, embora o ordenamento jurídico moçambicano reconheça a força jurídica dos tratados, a sua aplicabilidade na persecução penal ainda enfrenta entraves práticos relacionados à capacitação judicial, à autonomia do Ministério Público e à adequação normativa do Código Penal.

Biografias Autor

Almir Santos Reis Junior, Universidade Católica de Moçambique

Doutor em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do Curso de Doutorado em Direito Público da Universidade Católica de Moçambique; Docente do curso de Mestrado em Direito Penal, na Universidade Católica de Moçambique. Professor Adjunto TIDE do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: almir.crime@gmail.com

Horácio Ramos Napido, Universidade Católica de Moçambique

Mestrando em Direito Penal pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Direito

Referências

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.

CENTRO de Direitos Humanos da Universidade Eduardo Mondlane. Relatório anual sobre direitos humanos em Moçambique. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 2022.

COMITÉ de Direitos Humanos das Nações Unidas. Observações Gerais sobre o Artigo 14 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Genebra: ONU, 2001.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2002.

FERREIRA, Luís. Direitos Humanos e Aplicação Interna dos Tratados Internacionais em África. Maputo: Escolar Editora, 2018.

GIL, António Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HABERMAS, Jürgen. Faktizität und Geltung: Beiträge zur Diskurstheorie des Rechts und des demokratischen Rechtsstaates. Frankfurt am Main: Suhrkamp. 1992.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2011.

LUÍS SOBRINHO, Manuel. Direitos Humanos e Processo Penal: Um Estudo Comparado entre o Direito Interno e os Tratados Internacionais. Coimbra: Almedina, 2018.

ROXIN, Claus. O Direito Penal: Parte Geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

Publicado

2026-01-08

Como Citar

SANTOS REIS JUNIOR, Almir; RAMOS NAPIDO, Horácio. A aplicabilidade dos tratados internacionais de direitos humanos na persecução penal em Moçambique. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 3, 2026. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/1148. Acesso em: 23 jan. 2026.