A LIBERDADE E CONTEMPORANEIDADE DO DISCURSO DA SERVIDíO VOLUNTÁRIA DE ETTIENE DE LA BOÉTIE
Abstract
A liberdade sempre foi um anseio dos povos ao longo dos tempos, desde a teoria sobre a liberdade desenvolvida por Aristóteles, passando Kant e Satre, podemos dizer que a liberdade é um poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesmo, ela reflete na ausência de constrangimentos. Neste cenário, fazemos um cotejo com Ettiene de La Boétie em sua obra traduzida como "Discurso sobre a Servidão Voluntária" a qual, aborda sobre a tirania dos governantes, o desejo de dominação e sua estrutura, além de perpassar pela análise do comportamento servil dos indivíduos, a construção da estrutura de dominação, os elementos necessários para a formação da pirâmide de poder, traçando um paralelo com o desejo de liberdade, e a identificação de comportamentos os quais contemporaneamente nos deparamos, o que demonstra que os problemas trazidos à lume na sociedade feudal estranhamente, podem ser observados até os dias atuais, encontrando-se a temática mais em voga do que nunca, merecendo ser revisitada a discussão.
References
ABBAGNAMO, Nicola. Dicionário de Filosofia; trad. Alfredo Bozi. 2ª ed.-São Paulo: Martins, Fontes, 1998.
ACCIOLI, Wilson. Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Forense, 1985.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. 3. ed. 1992.
________. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2004.
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10 ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
CHAUI. Marilena. Convite í filosofia. 8 ed. São Paulo: Atica, 1997.
COLOMBO, Silvana. Estado, soberania e poder: uma visão a partir da sociedade internacional. Espaço Jurídico Joaçaba, Santa Catarina, jan/jun. 2007, v. 8, n.1, p. 61-74.
COSTA MACHADO, Antônio Cláudio da. (Org.); CUNHA FERRAZ, Anna Cândida da (Coord.). Constituição Federal interpretada: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. 2 ed. Barueri, SP: Manole, 2011.
CRANSTON, Maurice. Diálogos políticos. Trad. Otávio Mendes Cajado. São Paulo: Editora Cultrix Ltda, 1968.
DOUGLAS. William O. Anatomia da liberdade. Os direitos do homem sem força. Trad. Geir Campos. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1965.
FRUTAG, B; ROUANET, S.P. (Org.). Habermas: Sociologia. São Paulo: Ática, 1980.
GOYARD-FABRE, Simone. Os princípios filosóficos do direito político moderno. Trad. Irene A. Paternot. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LA BOETIE, Etienne de. Discurso sobre a servidão voluntária. Trad. José Cretela Junior. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
LA BOETIE, Etienne. Discurso da servidão voluntária. Brasil: eBookLibris
LAFER, Celso. Ensaios sobre a liberdade. São Paulo: Perspectiva, 1980.
LITRENTO, Oliveiros. Curso de filosofia do direito. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1984.
________. O princípio da autodeterminação dos povos, síntese da soberania e o homem. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1964.
MENDONÇA, Eduardo Prado de. A construção da liberdade. São Paulo: Convívio, 1997.
MELLO, Celso D. de Albuquerque. Legado político do ocidente: o homem e Estado. Autodeterminação. Rio de Janeiro: DIFEL, 1978.
MOREIRA, Adriano. Ciência política. Coimbra: Almedina, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falava Zaratrusta. Brasil: eBookLibris, 2002. PARADELA. Vitor Claudio e outros. Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 2-25., 2020. O conceito de servidão voluntária: reflexões e diálogos com a gestão de pessoas. Disponível em: Users/anton/Documents/DOUTORADO/ARTIGOS/646-1817-1-SM.pdf. Acesso em :setembro de 2021.
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 1993.
SILVA, Geraldo Eulálio do nascimento e Hidelbrando Accioly. Manual de direito internacional público. 15 ed. rev. e atual. por Paulo Borba Casella. São Paulo: Saraiva, 2002.
SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.