DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA DO FUNDEB

Autores

  • CLAREANA MARIA GUIMARÃES FRANCO Universidade Federal do Tocantins
  • MARCELO DE SOUZA CLETO PUC

Resumo

Com o intuito de atender às necessidades relacionadas à educação, como insuficiência de escolas de crianças e adolescentes, a evasão escolar, alto índice de repetência, entre outros, são criadas as Políticas Públicas que, nos últimos anos têm ampliado as ações realizadas no Brasil. O principal objetivo da politica pública é garantir o direito Constitucional à educação, desta forma, a pesquisa em comento visa investigar a influência da gestão pública municipal sobre as verbas do maior investidor da educação - FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se refere a uma Revisão Bibliográfica da Literatura, de caráter qualitativo e descritivo. Sendo assim, os recursos do FUNDEB têm como papel subsidiar programas a longo prazo, haja vista seu poder de permanência, bem como garantir a educação de qualidade como direito social.

Biografia do Autor

CLAREANA MARIA GUIMARÃES FRANCO, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Gestão de Políticas Públicas – GESPOL da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário – Pela faculdade de Imperatriz – FACIMP, Graduada em Direito pela Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST, Advogada Licenciada.

MARCELO DE SOUZA CLETO, PUC

Doutorado em Filosofia pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2015), Mestrado em Filosofia pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2005). Professor adjunto de Ciência Política no Bacharelado em Ciências Sociais e de Gestão Pública no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas – GESPOL da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Referências

ALVARSE, Ocimar; BRAVO, Maria Helena; MACHADO, Cristiane. Avaliação como diretriz das políticas educacionais dos governos federal, estaduais e municipais: o caso brasileiro. In: Trabalho aprovado para apresentação no III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2012.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e pesquisa, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.

AMARAL, Nelson Cardoso. LIMA Carlos Rodrugues. O Fundeb permanente em tempos de desconstrução e desfazimento: mobilização e um basta veemente. Educação & Sociedade, v. 42, 2021.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. Educação como Política Pública. 2. ed. ampl. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2001.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, Diário Oficial da União, Disponível em: http://alep.pr.gov.br/system/files/corpo/Con1988br.pff.Acesso em 04 mar. 2022.

CAMARGO, Rubens Barbosa. Em defesa da escola pública, um balanço sobre o Fundeb–avaliação, processos e perspectivas. Revista USP, n. 127, p. 87-104, 2020.

CARDOSO JUNIOR, Washington Luis de Andrade; SILVA, Andre Luís Gaspar Nonato. SOCIEDADE CIVIL, POLÍTICAS PÚBLICAS E O FUNDEB: ALGUNS APONTAMENTOS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 7, n. 7, 2020.

CÁSSIO, Fernando; MOURA, Fernanda. O que une bolsonaristas que rejeitaram o Fundeb é o Escola sem Partido. UOL–Entendendo Bolsonaro, v. 13, 2020.

CESAR, Denise Jovê; MARTINS, Fernanda Andrade; SILVA, Rafaela Ester Galisteu. Saúde da Criança e do Adolescente: políticas públicas e educação em saúde. Políticas Públicas e Educação em Saúde. Rio Branco: Stricto Sensu Editora, p. 178-194, 2019.

FERNANDES, Reynaldo; GREMAUD, Amaury Patrick. Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, v. 1, p. 213-238, 2009.

FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. O FUNDEB como política permanente e a aprovação da Emenda Constitucional nº 108/2020. 2021.

FONTANIVE, NILMA. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo Perspec, v. 23, n. 1, p. 19-28, 2009.

MARTINS, Paulo de Sena. O financiamento da educação básica como política pública. Revista Brasileira de Política e Administração da educação, v. 26, n. 3, p. 497-514, 2010.

MENDONÇA, Jeana Baumgartner; SCHMIDT, Kátia Cristina Sommer. O Gasto Aluno Ano e o Fundeb: uma análise do financiamento da educação básica dos municípios de Araquari, Florianópolis e Joinville/SC. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 11, 2021.

NETO, José Gonçalves Moreira. Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, p. 407-431, 2008.

NICKEL, Juliana Silva; SCHMIDT, Joäo Pedro. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NOTADAMENTE NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: O CASO DO FUNDEB. Revista Argumenta, n. 37, p. 209-242, 2022.

PAIVA, Juliana Cavalcante Marinho; SILVEIRA, Thaís Becker Henriques; DE OLIVEIRA LUZ, Joseane. Dinâmicas da participação política e estudos da deficiência: representatividade e políticas públicas. ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA, p. 95, 2020.

PINTO, José Marcelino. As Esperanças Perdidas da Educação de Jovens e Adultos com o Fundeb. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação. 2016.

SANTOS, Morgana Brasil; NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde. Políticas Públicas para o financiamento da educação básica: Mapeando pesquisas sobre o Fundeb. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 10, n. 11, pág. 255-410, 2021.

SANTOS, Morgana Brazil; NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde. Políticas Públicas para o financiamento da educação básica: Mapeando pesquisas sobre o Fundeb. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. e425101119804-e425101119804, 2021.

SILVA, Elaine Rosângela Leutwiler Di Giacomo. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO: DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 À IMPLANTAÇÃO DO FUNDEB. Ensinar E Aprender, p. 192, 2020.

SOARES, Ana Márcia; MOSINHO, Marcela Oliveira. Financiamento e indicadores educacionais. 2014.

SOUZA, Marcia Maurilio. CASTRO azevelo Marcelo. Educação especial e o Fundeb: histórico, balanço e desafios. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação , v. 10, 2020.

TEIXEIRA, Rylanneive Leonardo Pontes; PESSOA, Zoraide Souza. Mudanças climáticas, experimentação de políticas públicas e capacidade adaptativa na cidade de Curitiba/PR-Brasil. Revista Inter-Legere, v. 3, n. 27, p. 187-212, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

GUIMARÃES FRANCO, CLAREANA MARIA; DE SOUZA CLETO, MARCELO. DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA DO FUNDEB. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 2, 2023. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/818. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos