DISCRIMINAÇÃO DE PREÇOS E ROBIN HOOD: É POSSÍVEL COBRAR MAIS DOS RICOS PARA DAR DESCONTOS AOS POBRES?

Autores

  • BRUNO YUDI SOARES KOGA

Resumo

Não há polêmica quanto à proibição de tratamento de dados que leve à discriminação de grupos vulneráveis por parte do fornecedor de produtos e serviços. Por outro lado, uma questão que escapa ao debate usual diz respeito à legalidade ou ilegalidade da discriminação de consumidores com base em sua renda visando efetuar subsí­dio cruzado entre consumidores com maior e menor poder aquisitivo. A questão possui relevância em virtude do progressivo incremento da perfilização e das discussões referentes à promoção da igualdade material à luz da eficácia horizontal dos direitos fundamentais. O presente artigo então pretende colocar em questão a possibilidade de implementação de subsí­dio cruzado nas relações de consumo, sua licitude e seus impactos microeconômicos. Isto se dá a partir do referencial teórico da Análise Econômica do Direito, inclusive sua vertente comportamental, e através do método dedutivo, baseando-se na literatura existente a respeito da discriminação de preços e da doutrina jurí­dica. Espera-se que o artigo contribua para o debate a respeito da igualdade material, da eficácia horizontal dos direitos fundamentais e, principalmente, de quais são os limites e possibilidades da efetivação de tais direitos dentro de uma economia de mercado, respeitada a autonomia privada.

Biografia do Autor

BRUNO YUDI SOARES KOGA

Doutorando em Direito Constitucional e Mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento pelo IDP. Especialista em Economia (Master in Business Economics) e em Direito Empresarial pela FGV.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

AUTORITÉ DE LA CONCURRENCE; BUNDESKARTELLAMT. Competition Law and Data. 2016.

BAROCAS, Solon; SELBST, Andrew D. Big Data's Disparate Impact. California Law Review, v. 104, p. 671–732, 2016.

BARROSO, Luí­s Roberto. Igualdade perante a lei. In: Doutrinas Essenciais de Direitos Humanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, v. 2.

BENÖHR, Iris. EU Consumer Law and Human Rights. Oxford: Oxford University Press, 2013.

BIANCHINI, Alice. A igualdade formal e material. In: PIOVESAN, Flávia; GARCIA, Maria (Orgs.). Doutrinas Essenciais de Direitos Humanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, v. 2.

BISHOP, Simon. Delivering benefits to consumers or per se illegal?: Assessing the competitive effects of loyalty rebates. In: KONKURRENSVERKET (Org.). The Pros and Cons of Price Discrimination. Stockholm: Konkurrensverket, 2005.

BRASIL. SENACON. Nota Técnica no 2/2017/GAB-DPDC/DPDC/SENACON. 2017.

BRASIL. SENACON. Nota Técnica n.o 11/2019/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ. 2019.

BUJILOW, Tomasz; IEEE; CARELA-ESPAÑOL, Valentí­n; et al. Web Tracking: Mechanisms, Implications, and Defenses. 2015.

CONCIL OF EUROPE. Discrimination, artificial intelligence, and algorithmic decision-making. 2018.

COOPER, Edward. Price Discrimination Law and Economics Efficiency. Michigan Law Review, v. 75, p. 962–82, 1977.

COTS, Márcio; OLIVEIRA, Ricardo. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Comentada. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

CUNHA JUNIOR, Dirley. Curso de Direito Constitucional. 14. ed. Salvador: JusPodivm, 2020.

E

U. Personalised Pricing in the Digital Era - Note by the European Union. Paris: OECD, 2018.

EUROPEAN COMMISSION. 2019 Report on equality between women and men in the EU. Luxemburgo: European Union, 2019.

EXECUTIVE OFFICE OF THE PRESIDENT. Big Data and Differential Pricing. [s.l.]: The White House, 2015.

EZRACHI, Ariel; STUCKE, Maurice. Artificial Intelligence & Collusion: when computers Inhibit Competition. University of Illinois Law Review, v. 2017, p. 1775–1810, 2017.

FRA - EUROPEAN UNION AGENCY FOR FUNDAMENTAL RIGHTS. #BigData: Discrimination in data-supported decision making. 2018.

GAL, Michal; ELKIN-KOREN, Niva. Algorithmic Consumers. Harvard Journal of Law & Technology, v. 30, n. 2, p. 309–353, 2017.

GILLIST, Talia; SPIESS, Jann. Big Data and Discrimination. The University of Chicago Law Review, v. 86, 2019.

GOUVÊA, Victor. Pink Money: Chega de discurso vazio "” as marcas precisam mostrar resultados para LGBTs. HuffPost Brasil. Disponí­vel em: <https://www.huffpostbrasil.com/entry/pink-money-lgbt_br_5d6d48eee4b09bbc9ef30ac2>. Acesso em: 11 nov. 2020.

GRINOVER, Ada Pellegrini; BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcellos e; FINK, Daniel Roberto; et al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: Comentado pelos Autores do Anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

HANNAK, Aniko; SOELLER, Gary; LAZER, David; et al. Measuring Price Discrimination and Steering on E-commerce Web Sites. IMC, v. 14, 2014.

HINDERMANN, Christoph Michael. Price Discrimination in Online Retail. ZBW - Leibniz Informarmation Centre for Economics, 2018.

HINDMAN, Matthew. The Internet Trap: How the Digital Economy Builds Monopolies and Undermines Democracy. Princeton: Princeton University Press, 2018.

HOOFNAGLE, Chris; SOLTANI, Ashkan; GOOD, Nathaniel; et al. Behavioral Advertising: The Offer You Can't Refuse. Harvard Law & Policy Review, v. 6, p. 273–296, 2012.

HOUSE OF LORDS. Online Platforms and the Digital Single Market. Londres: House of Lords, 2016.

IBGE. Estudos e Pesquisas - Informação Demográfica e Socioeconômica - n.41. 2019. Disponí­vel em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2020.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicí­lios : sí­ntese de indicadores. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponí­vel em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2020.

JONES, Julia. Café charges men 18% "gender tax" to highlight pay gap. CNN. Disponí­vel em: <https://www.cnn.com/2017/08/08/world/cafe-gender-pay-gap-trnd/index.html>. Acesso em: 28 ago. 2019.

KOGA, Bruno Yudi Soares. Precificação personalizada na era digital: consumo, dados e concorrência. Dissertação (Mestrado em Direito, Justiça e Desenvolvimento), IDP, São Paulo, 2020.

MARQUES, Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno. O novo direito privado e a proteção dos vulneráveis. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

MILLER, Akiva. What do we worry when we worry about price discrimination? The law and ethics of using personal information for pricing. Journal of Technology, Law and Policy, v. 19, p. 41–104, 2014.

MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.

MONTEIRO, Renato Leite. Existe um direito í explicação na Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. 2018.

NUNES, Rizzatto. Curso de Direito do Consumidor. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

OLIVEIRA, Bruna Pinotti Garcia; LAZARI, Rafael de. Manual de Direitos Humanos. 5. ed. Salvador: JusPodivm, 2019.

PERROT, Anne. Towards an effects-based approach of price discrimination. In: KONKURRENSVERKET (Org.). The Pros and Cons of Price Discrimination. Stockholm: Konkurrensverket, 2005.

PRADO, Wagner. Não é só o Magalu; vagas só para negros avançam, mas sofrem crí­ticas. UOL. Disponí­vel em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/09/23/nao-e-so-a-magalu-vagas-so-para-negros-avancam-mas-sofrem-criticas.htm>. Acesso em: 10 nov. 2020.

RAMOS, Elival da Silva. O direito í igualdade formal e real. In: PIOVESAN, Flávia; GARCIA, Maria (Orgs.). Doutrinas Essenciais de Direitos Humanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, v. 2.

REINO UNIDO. Personalised Pricing in the Digital Era - Note by the United Kingdom. Paris: OECD, 2018.

RODRIGUEZ, Diogo Antônio. Para apoiar inclusão, empresas e funcionários discutem "nova masculinidade". UOL. Disponí­vel em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/16/para-apoiar-inclusao-empresas-e-funcionarios-discutem-nova-masculinidade.htm>. Acesso em: 10 nov. 2020.

ROLLO, Arthur Luis Mendonça. Responsabilidade civil e práticas Abusivas nas relações de consumo. São Paulo: Atlas, 2011.

SABBAG, César de Moraes. O direito de igualdade. In: PIOVESAN, Flávia; GARCIA, Maria (Orgs.). Doutrinas Essenciais de Direitos Humanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, v. 2.

SECRETARIAT. Personalised Pricing in the Digital Era - Background Note by Secretariat. Paris: OECD, 2018.

SILVA, Jorge Cesa Ferreira da. Antidiscriminação e contrato: a integração entre proteção e autonomia. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.

SILVA, Nilton Correia da. Inteligência Artificial. In: FRAZíO, Ana; MÜLHOLLAND, Caitlin (Orgs.). Inteligência Artificial e Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

SILVEIRA, Daniel; BASILIO, Patrí­cia. Programa de trainee para negros do Magazine Luiza cumpre papel constitucional, dizem advogados. G1. Disponí­vel em: <https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/09/21/programa-de-trainee-para-negros-do-magazine-luiza-cumpre-papel-constitucional-dizem-advogados.ghtml>. Acesso em: 23 dez. 2020.

SMYRNAIOS, Nikos. Internet Oligopoly: The Corporate Takeover of Our Digital World. Londres: Emerald, 2018.

THE WORLD BANK. Gini index (World Bank estimate) - Brazil | Data. Disponí­vel em: <https://data.worldbank.org/indicator/SI.POV.GINI?contextual=min&locations=BR>. Acesso em: 10 nov. 2020.

THE WORLD BANK. Reversals of Fortune: Poverty and Shared Prosperity 2020. Washington: World Bank Publications, 2020. Disponí­vel em: <https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/34496/9781464816024.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2020.

VALENTE, Jonas. Hering terá de explicar uso de reconhecimento facial ao Idec. Agência Brasil. Disponí­vel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/hering-tera-de-explicar-uso-de-reconhecimento-facial-ao-idec>. Acesso em: 17 jan. 2020.

VARIAN, Hal R. Price Discrimination. In: SCHMALENSEE, R.; WILLIG, R. D. (Orgs.). Handbook of Industrial Organization. [s.l.]: Elsevier, 1989, v. 1.

WAGNER, Gehard; EIDENMÜLLER, Horst. Down by Algorithms? Siphoning Rents, Explointing Biases, and Shaping Preferences: Regulating the Dark Side of Personalized Transactions. The University of Chicago Law Review, v. 86, p. 581–609, 2019.

WALKER, Tim. How much "¦? The rise of dynamic and personalised pricing | Money | The Guardian. Disponí­vel em: <https://www.theguardian.com/global/2017/nov/20/dynamic-personalised-pricing>. Acesso em: 9 ago. 2019.

WILLIAMS, Betsy Anne; BROOKS, Catherine F.; SHMARGAD, Yotam. How algorithms discriminate based on data they lack. Journal of Information Policy, v. 8, p. 78–115, 2018.

WILSON, Christo. Buyer beware, online shopping prices vary user to user. The Conversation. Disponí­vel em: <http://theconversation.com/buyer-beware-online-shopping-prices-vary-user-to-user-33439>. Acesso em: 23 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

SOARES KOGA, BRUNO YUDI. DISCRIMINAÇÃO DE PREÇOS E ROBIN HOOD: É POSSÍVEL COBRAR MAIS DOS RICOS PARA DAR DESCONTOS AOS POBRES?. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, 2022. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/648. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos