RESENHA BADARÓ, TATIANA. BEM JURÍDICO-PENAL SUPRAINDIVIDUAL. BELO HORIZONTE: D´PLÁCIDO, 2016, 314 P.
Resumo
O bem jurídico, desde as primeiras reflexões realizadas no início do curso de Direito, é visto como um elemento puro, pré-existente e autoexplicável. Poucas vezes se discute epistemologicamente o bem jurídico[1], sendo mais comum abordar os efeitos que ele provoca na teoria do crime, o que leva o leitor a refletir se de fato ele compreende integralmente um dos elementos mais importantes para a ciência penal, principalmente no tocante à evolução histórica, à (des)aplicação da teoria do bem jurídico no cenário atual e o impacto social que ela provoca.
Referências
BADARÓ, Tatiana. Bem jurídico-penal supraindividual. Belo Horizonte: D´Plácido, 2016, 314 p.
HASSEMER, Winfried. Direito Penal Libertário. Tradução de Regina Greve. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
KARAM, Maria Lúcia. A esquerda punitiva. Discursos Sediciosos, n. 1, Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 79-92, jan.-jun. 1996.
LASSALE, Ferdinand. O que é uma Constituição. Belo Horizonte: Editora Líder. 2001.
LIMA, Paulo Natanael Vieira. Aproximação do Direito Processual e Material Penal ao sistema jurisdicional administrativo como hipótese í obscuridade existente entre os dois âmbitos jurídicos. Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, v. 7, n. 2, p. 60-100, 2019.
NELSON JÚNIOR, Flávio Martins Alves. Curso de Direito Constitucional. 3 ed. São Paulo: Saraiva Educação.2019.
OLIVEIRA, Ana Carolina Carlos de. Direito de intervenção e direito administrativo sancionador: o pensamento de Hassemer e o direito penal brasileiro. 2012. 256f. Dissertação (Mestrado em Direito Penal) – Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em:<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2136/tde-13082013-112549/pt-br.php >. Acesso 19 mai. 2020.
SCHMITT, Carl. Teoría de la Constitución. Madrid: Revista de Derecho Privado. 1980.p.11.
ZAFFARONI, Eugênio Raúl. Em busca das penas perdidas: A perda da legitimidade do sistema penal. Tradução de Vânia Romano Pedrosa e Amir Lopes da Conceição. Rio de Janeiro: Revan, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.