CRIME DE LATROCÍNIO: ASPECTOS POLÊMICOS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA ATUAIS SOB UMA PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE

Autores

  • EVERTON LUIZ ZANELLA
  • ALEXIS COUTO DE BRITO
  • RODRIGO DE CAMARGO CAVALCANTI

Resumo

Este artigo tem como objetivo uma abordagem de questões polêmicas acerca do roubo qualificado pela morte (latrocí­nio), previsto no artigo 157, § 3º, do Código Penal Brasileiro. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, tomando-se por base a legislação, doutrina e jurisprudência atualizada. A proposta é trazer a lume, com uma visão crí­tica e reflexiva, as divergências mais importantes que surgem tanto na academia como na prática forense e buscar solucioná-las, tendo como norte o princí­pio da proporcionalidade em sua dupla faceta, quais sejam a proibição do excesso e proibição da proteção penal insuficiente, ambas de relevância extrema para se estabelecer critérios justos e razoáveis para a adequada tutela dos bens jurí­dicos-penais. A proposta é debater, ao longo do texto, questões como quem pode ser a ví­tima do latrocí­nio; se o resultado morte pode ser tanto culposo como doloso; quem é o Juí­zo competente para julgamento; quando o crime se consuma; qual o efeito da pluralidade de mortes dentro do mesmo contexto de roubo; e se as majorantes do crime de roubo se aplica ao latrocí­nio.

Biografia do Autor

EVERTON LUIZ ZANELLA

Doutor e Mestre pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor da graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da graduação, mestrado e doutorado da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Coordenador Adjunto da Graduação da UPM. Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP/SP). Membro do Conselho da Escola Superior do MP/SP.

ALEXIS COUTO DE BRITO

Pós Doutor pela Universidade de Salamanca, Pós Doutor pela Universidade de Coimbra, Doutor pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Direito pela PUC/SP. Professor da graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da graduação, mestrado e doutorado da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Advogado em São Paulo.

RODRIGO DE CAMARGO CAVALCANTI

Pós-doutor em Ciências Jurí­dicas pela Unicesumar, Doutor e mestre em Direito pela PUC/SP, Professor da Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Direito Constitucional Econômico do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA); Pesquisador pelo Núcleo de Estudos de Direito Econômico Empresarial (NEDEMP) e pela Fundação Nacional do Ensino Superior Privado.

Referências

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal – Parte Especial, v. 3. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de processo penal. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BUSATO, Paulo César. Direito Penal – Parte Especial: artigos 121 a 234-C do Código Penal, v. 2. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal – Parte especial, 5.ed. Salvador: Jus Podivm, 2013.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal - Parte Especial, v. 2, 14. ed. Niterói: Impetus, 2017.

HUNGRIA, Nelson. Comentários ao Código Penal, v. 7. Rio de Janeiro: Forense, 1955.

MASSON, Cleber. Código Penal Comentado. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2019.

MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal: Parte Especial, v. 2, 35. ed. São Paulo. Atlas, 2019.

NORONHA, E. Magalhães. Direito Penal, v. 2, 29. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de Direito Penal, v. 2. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

PACELLI, Eugênio; FISCHER, Douglas. Comentários ao Código de Processo Penal e sua Jurisprudência. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2016.

PEDROSO, Fernando de Almeida. Direito Penal – Parte Especial: Doutrina e Jurisprudência. 2.ed. Leme: J . H. Mizuno, 2017.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro - Parte Especial, v. 2, 15. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2017.

STRECK, Lenio Luiz. A dupla face do princí­pio da proporcionalidade: da proibição de excesso ("übermassverbot") í proibição da proteção deficiente ("untermassver-bot") ou de como não há blindagem contra as normas penais inconstitucionais. Revista da Ajuris: doutrina e jurisprudência, Porto Alegre, a. 32, n. 97, mar. 2005.

Downloads

Publicado

2022-01-08

Como Citar

ZANELLA, EVERTON LUIZ; COUTO DE BRITO, ALEXIS; DE CAMARGO CAVALCANTI, RODRIGO. CRIME DE LATROCÍNIO: ASPECTOS POLÊMICOS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA ATUAIS SOB UMA PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 3, 2022. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/530. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos