CRIME DE LATROCÍNIO: ASPECTOS POLÊMICOS À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA ATUAIS SOB UMA PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE
Resumo
Este artigo tem como objetivo uma abordagem de questões polêmicas acerca do roubo qualificado pela morte (latrocínio), previsto no artigo 157, § 3º, do Código Penal Brasileiro. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, tomando-se por base a legislação, doutrina e jurisprudência atualizada. A proposta é trazer a lume, com uma visão crítica e reflexiva, as divergências mais importantes que surgem tanto na academia como na prática forense e buscar solucioná-las, tendo como norte o princípio da proporcionalidade em sua dupla faceta, quais sejam a proibição do excesso e proibição da proteção penal insuficiente, ambas de relevância extrema para se estabelecer critérios justos e razoáveis para a adequada tutela dos bens jurídicos-penais. A proposta é debater, ao longo do texto, questões como quem pode ser a vítima do latrocínio; se o resultado morte pode ser tanto culposo como doloso; quem é o Juízo competente para julgamento; quando o crime se consuma; qual o efeito da pluralidade de mortes dentro do mesmo contexto de roubo; e se as majorantes do crime de roubo se aplica ao latrocínio.Referências
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal – Parte Especial, v. 3. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de processo penal. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BUSATO, Paulo César. Direito Penal – Parte Especial: artigos 121 a 234-C do Código Penal, v. 2. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal – Parte especial, 5.ed. Salvador: Jus Podivm, 2013.
GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal - Parte Especial, v. 2, 14. ed. Niterói: Impetus, 2017.
HUNGRIA, Nelson. Comentários ao Código Penal, v. 7. Rio de Janeiro: Forense, 1955.
MASSON, Cleber. Código Penal Comentado. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2019.
MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal: Parte Especial, v. 2, 35. ed. São Paulo. Atlas, 2019.
NORONHA, E. Magalhães. Direito Penal, v. 2, 29. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de Direito Penal, v. 2. Rio de Janeiro: Forense, 2017.
PACELLI, Eugênio; FISCHER, Douglas. Comentários ao Código de Processo Penal e sua Jurisprudência. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2016.
PEDROSO, Fernando de Almeida. Direito Penal – Parte Especial: Doutrina e Jurisprudência. 2.ed. Leme: J . H. Mizuno, 2017.
PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro - Parte Especial, v. 2, 15. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2017.
STRECK, Lenio Luiz. A dupla face do princípio da proporcionalidade: da proibição de excesso ("übermassverbot") í proibição da proteção deficiente ("untermassver-bot") ou de como não há blindagem contra as normas penais inconstitucionais. Revista da Ajuris: doutrina e jurisprudência, Porto Alegre, a. 32, n. 97, mar. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.