IMPLANTANDO A CULTURA DA PACIFICAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM CONSTITUCIONAL E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • ELIAS MARQUES DE MEDEIROS NETO
  • JULIANA RAQUEL NUNES
  • PATRÍCIA NUNES

Resumo

O presente artigo pretende explanar acerca da relevância dos projetos de extensão universitária, partindo-se da análise do projeto "Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar". Utiliza-se, como sistema de referência, a Teoria da Complexidade abordada por Edgar Morin. Valendo-se de um estudo descritivo e prospectivo embasado nas contribuições de Morin, busca-se verificar os aspectos positivos gerados nas crianças e nos pré-adolescentes por intermédio da abordagem interdisciplinar adotada com o auxí­lio dos inúmeros cursos da Universidade de Marí­lia, CEJUSC de Marí­lia, além de diversos outros colaboradores. No projeto, são abordados relevantes conteúdos para a formação dos estudantes, que passam a ter um maior contato com a disseminação do compromisso com os direitos humanos, cidadania e com o estí­mulo ao aprendizado baseado na cultura de paz e do diálogo. O projeto também realiza um trabalho com as famí­lias das crianças e pré-adolescentes participantes, buscando uma linguagem comum entre os profissionais implantadores e o ambiente familiar. Tendo ainda a perspectiva de uma comunicação sintônica, o grupo pedagógico e de funcionários escolares também recebe capacitação no âmbito biopsicossocial. Destaca-se a importância da participação das demais instituições colaboradoras, especialmente no que tange ao encaminhamento dos estudantes, quando necessário, à rede municipal de saúde e assistência social. Analisando o projeto, tem sido possí­vel notar os efeitos benéficos gerados nos alunos participantes, no que diz respeito à expansão de conhecimentos e colaboração na melhoria da interação relacional. Certifica-se, por fim, que o trabalho interdisciplinar promove prevenção e desenvolvimento.

Biografia do Autor

ELIAS MARQUES DE MEDEIROS NETO

Pós Doutor em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós Doutor em Democracia e Direitos Humanos, com foco em Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor Doutor de Direito Processual Civil no Curso de Mestrado e Doutorado na Universidade de Marilia - Unimar. Professor Doutor Coordenador da Especialização em Direito Civil e em Direito Processual Civil da Fadisp. Professor Colaborador na matéria de Direito Processual Civil em cursos de Pós Graduação e Atualização. Professor Doutor de Direito Processual Civil na graduação da EBD. Advogado. Universidade de Marí­lia – UNIMAR.

JULIANA RAQUEL NUNES

Doutoranda do Programa de Doutorado em Direito da Universidade de Marí­lia – UNIMAR, Mestre em Direito pela Universidade de Marí­lia, Conciliadora formada pela Escola Paulista da Magistratura – EPM, Mediadora capacitada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Instrutora de Oficina de Parentalidade, com formação pelo Conselho Nacional de Justiça, Chefe de Seção Judiciário do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Marí­lia – CEJUSC e Docente da UNIMAR. Universidade de Marí­lia – UNIMAR.

PATRÍCIA NUNES

Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Especialista em Psicoterapia Psicanalí­tica pela Fundação Eurí­pides Soares da Rocha e Núcleo de Psicanálise de Marí­lia e Região, com Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marí­lia.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

NETO, ELIAS MARQUES DE MEDEIROS; NUNES, JULIANA RAQUEL; NUNES, PATRÍCIA. IMPLANTANDO A CULTURA DA PACIFICAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM CONSTITUCIONAL E INTERDISCIPLINAR. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 1, 2021. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/501. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos