FRAUDE À EXECUÇÃO E SUA PUBLICIDADE PERANTE O REGISTRO DE IMÓVEIS
Resumo
O instituto da fraude à execução hodiernamente é tema de interessante análise no que tange ao seu aspecto de publicidade registral. O novo Código de Processo Civil abarca que a publicidade registral passa a ser a regra procedimental, para que se mantenha e preserve a boa-fé contratual nas relações imobiliárias. A publicidade registral, que há tempos é objeto de estudo e aprimoramento, a fim de garantir autenticidade, veracidade e a própria segurança jurídica dos negócios em geral, deve ser compreendida em suas múltiplas implicações. Com a incidência do princípio da concentração dos atos registrais, a publicidade da fraude à execução perante o registro imobiliário passa a ser obrigatório ônus e comando de validade legal. A regra da publicidade implica necessária cognoscibilidade, a fim de que terceiros juridicamente interessados tenham segurança e eficiência em suas relações negociais. A alteração do Novo Código de Processo Civil, ao incluir a obrigatoriedade de publicidade da fraude à execução no Registro Imobiliário como elemento essencial à validade jurídica perante terceiros, é recebida como louvável alteração, prestigiando a segurança jurídica que os Registros Públicos há tempos impregnam no arcabouço jurídico pátrio.Referências
ASSIS, Araken de. Fraude contra execução no registro de imóveis. In: DIP, Ricardo et. al. Coordenação Ricardo ALMEIDA, Carlos Ferreira de. Publicidade e teoria dos registros. Coimbra: Almedina, 1966.
Dip. Direito registral e o novo Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
BRANDELLI, Leonardo. Fraude í execução imobiliária e a publicidade registral no Novo CPC. In: DIP, Ricardo et al. Coordenação Ricardo Dip. Direito registral e o novo Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2016, p. 85, 87 e 95.
MONTES, Angel Cristóbal. Direito imobiliário registral. Porto Alegre: Irib; Safe, 2005.
PASSOS, Josué Modesto. A arrematação no registro de imóveis. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1976. v. 9.
SERPA LOPES, Miguel Maria de. Tratado dos registros públicos. 2. ed. Rio de Janeiro: A Noite, 1947. v. IV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.