CONSUMIDOR E REDES SOCIAIS: A NOVA DIMENSÃO DO CONSUMISMO NO ESPAÇO VIRTUAL

Autores

  • DENNIS VERBICARO SOARES
  • PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA LEAL
  • Jéssica Gillet

Resumo

O trabalho versa sobre o impacto que as redes sociais exercem nas relações de consumo. Estabelece que o consumidor se encontra imerso em um paradoxo de benefí­cios e malefí­cios causados pelas mí­dias digitais. Busca realizar uma reflexão crí­tica desse impacto, demonstrando que ao mesmo tempo em que o consumidor é induzido a práticas consumistas em decorrência da lógica capitalista e mercadológica de influência nas redes sociais, encontra exatamente nela, um local de fala para produzir um discurso de poder. Vai além, demonstrando o impacto que o branding das marcas tem no mercado de consumo, pelo método dedutivo e através de pesquisa teórico-bibliográfica.

Biografia do Autor

DENNIS VERBICARO SOARES

Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade de Salamanca (ES). Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Pará. Professor de carreira da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Procurador do Estado do Pará e advogado militante.

PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA LEAL

Professora de graduação e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Pará e da Universidade da Amazônia (PA); Desembargadora do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região (PA/AP); Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Pará; Doutora em Direito pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madri (Espanha).

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Publicado

2020-07-14

Como Citar

SOARES, DENNIS VERBICARO; LEAL, PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA; GILLET, Jéssica. CONSUMIDOR E REDES SOCIAIS: A NOVA DIMENSÃO DO CONSUMISMO NO ESPAÇO VIRTUAL. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 1, 2020. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/422. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos