ENGESSAMENTO HERMENÊUTICO E A VINCULAÇÃO SUBJETIVA DO MAGISTRADO BRASILEIRO

Autores

  • WILLIAM ARTUR PUSSI Unicesumar- Maringá
  • LUCIANE PUSSI Faculdade Autônoma de Direito-FADISP

Resumo

O texto faz uma análise da vinculação subjetiva das decisões judiciais via súmula vinculante e alguns novos institutos apresentados pelo Código de Processo Civil de 2015 como a uniformização de jurisprudência prevista no art. 926 do NCPC; o incidente de assunção de competência previsto no art. 947 do NCPC e o incidente de resolução de demandas repetitivas previsto nos arts. 976 a 987 do CPC e o real alcance do chamado engessamento hermenêutico do juiz ao decidir. Por sua vez, também é analisado a eventual possibilidade de punição do magistrado que venha a interpretar e aplicar de forma divergente em sua decisão o conteúdo hermenêutico dos referidos institutos vinculantes. Tudo, dentro de novos parâmetros estabelecidos pelo legislador constitucional e pelo Conselho Nacional de Magistratura visando a construção de um novo modelo de juiz para o direito nacional.

Biografia do Autor

WILLIAM ARTUR PUSSI, Unicesumar- Maringá

Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito-FADISP. Possui graduação em direito pela Universidade Estadual de Maringá (1988) e mestrado em direito civil pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Atualmente é professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Professor de Direito da Unicesumar- Maringá e professor da Faculdade Maringá. Juiz de Direito vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e lotado junto a 1º Vara de Famí­lia da Comarca de Maringá e Diretor do foro central da região metropolitana de Maringá-Pr. E-mail: wlpussi@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

PUSSI, WILLIAM ARTUR; PUSSI, LUCIANE. ENGESSAMENTO HERMENÊUTICO E A VINCULAÇÃO SUBJETIVA DO MAGISTRADO BRASILEIRO. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/363. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos