MULTICULTURALISMO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE DO CASO LAUTSI DA CORTE EUROPEIA DOS DIREITOS DOS HOMENS
Resumo
Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de estudo de caso (caso Lautsi da Corte Europeia de Direitos Humanos), o trabalho tem por objetivo analisar, a partir das ideias de Amartya Sen, a teoria das capacidades na construção de uma justiça imparcial para a construção da identidade pessoal, demonstrando-se que a felicidade é aumentada pelo maior desenvolvimento humano que se dá pela garantia dos direitos civis e sociais. Discute-se a identidade global, por meio da multiplicidade de identidades pessoais construídas pela interferência das diversas culturas que dialogam entre si. Daí a importância dos Direitos Humanos como garantia de respeito ao outro. Essas ideias são conectadas ao caso Lautsi da Corte Europeia de Direitos Humanos, para defender a interação das culturas em prol do multiculturalismo como liberdade.Downloads
Publicado
2018-07-06
Como Citar
VERBICARO, LOIANE PRADO; BRÍGIDA, YASMIN SALGADO SANTA. MULTICULTURALISMO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE DO CASO LAUTSI DA CORTE EUROPEIA DOS DIREITOS DOS HOMENS. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/362. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.