MULTICULTURALISMO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE DO CASO LAUTSI DA CORTE EUROPEIA DOS DIREITOS DOS HOMENS

Autores

  • LOIANE PRADO VERBICARO Universidade Federal do Pará.
  • YASMIN SALGADO SANTA BRÍGIDA Centro Universitário do Pará (CESUPA);

Resumo

Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de estudo de caso (caso Lautsi da Corte Europeia de Direitos Humanos), o trabalho tem por objetivo analisar, a partir das ideias de Amartya Sen, a teoria das capacidades na construção de uma justiça imparcial para a construção da identidade pessoal, demonstrando-se que a felicidade é aumentada pelo maior desenvolvimento humano que se dá pela garantia dos direitos civis e sociais. Discute-se a identidade global, por meio da multiplicidade de identidades pessoais construí­das pela interferência das diversas culturas que dialogam entre si. Daí­ a importância dos Direitos Humanos como garantia de respeito ao outro. Essas ideias são conectadas ao caso Lautsi da Corte Europeia de Direitos Humanos, para defender a interação das culturas em prol do multiculturalismo como liberdade.

Biografia do Autor

LOIANE PRADO VERBICARO, Universidade Federal do Pará.

Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca (2014), Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006), com perí­odo sanduí­che na Universidade de São Paulo, Mestra em Ciência Polí­tica pela Universidade Federal do Pará (2011), Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude (2004), Coordenadora do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará, Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará. Atualmente cursa Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Pará. Lí­der do grupo de pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos. E-mail: loianeverbicaro@uol.com.br

YASMIN SALGADO SANTA BRÍGIDA, Centro Universitário do Pará (CESUPA);

Graduanda do Curso de Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA); Ex-Integrante da Clí­nica de Direitos Humanos; Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos e Direitos Humanos. E-mail: yasmimsantabrigida@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

VERBICARO, LOIANE PRADO; BRÍGIDA, YASMIN SALGADO SANTA. MULTICULTURALISMO COMO LIBERDADE: UMA ANÁLISE DO CASO LAUTSI DA CORTE EUROPEIA DOS DIREITOS DOS HOMENS. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/362. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos