AS POLÊMICAS DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DE 10% DO FGTS PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Autores

  • MARIANA BARBOZA BAETA NEVES MATSUSHITA PUC/SP
  • MARCELO ANDRADE PONCIANO Escola Superior de Advocacia em convênio com o Instituto INFOC e Faculdade INESP.

Resumo

A criação de um tributo da espécie contribuição pressupõe a vinculação da arrecadação a uma finalidade especí­fica. Quando essa finalidade é exaurida ou o produto da arrecadação é utilizado em outras destinações que não a prevista originalmente em lei surge o legí­timo direito do contribuinte questionar a exação. Esse é o caso da contribuição social criada pela Lei Complementar 110/2001, cujo objetivo de sua criação remetia aos rombos que os planos econômicos do iní­cio da década de 1990 provocaram no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, direito social dos trabalhadores brasileiros de máxima importância. O presente trabalho pretende discutir se houve ou não exaurimento de finalidade para em seguida analisar eventual viabilidade de tese em favor das empresas para deixar de pagar esse tributo e reaver os valores vertidos indevidamente.

Biografia do Autor

MARIANA BARBOZA BAETA NEVES MATSUSHITA, PUC/SP

Doutoranda na PUC/SP, com bolsa da CAPES e Mestre pela PUC/SP (2014) com bolsa integral do CNPq; DEA - Diploma de Estudios Avanzados pela Universidad de Barcelona - España (2009); Especialização em Processo Civil pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público (2010); Posgrado en Derecho Tributario Internacional - Universidad de Barcelona - España (2007); MILE - Master in International Law and Economics - World Trade Institut - Bern Universität - Suí­ça (2006); e, graduação em Direito pelo UniCeub - Centro Universitário de Brasí­lia (2005). Atualmente é Professora na UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo/SP.

MARCELO ANDRADE PONCIANO, Escola Superior de Advocacia em convênio com o Instituto INFOC e Faculdade INESP.

Graduado em Direito pela Universidade Paulista - UNIP, campus Brasí­lia. Pós-graduado em Direito Previdenciário (lato sensu) pela Escola Superior de Advocacia em convênio com o Instituto INFOC e Faculdade INESP.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

MATSUSHITA, MARIANA BARBOZA BAETA NEVES; PONCIANO, MARCELO ANDRADE. AS POLÊMICAS DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DE 10% DO FGTS PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/358. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos