DIREITOS HUMANOS E MODERNIDADE

Autores/as

  • LÍCIA CHRISTYNNE RIBEIRO PORFÍRIO Mestranda na PUC/SP

Resumen

O presente artigo visa analisar a situação atual dos direitos humanos, à luz das transformações econômicas, sociais e polí­ticas, com o fim de tentar estabelecer um projeto de modernidade, que seja capaz de promover esses direitos, em prol da dignidade da pessoa humana. Terá como base as teorias de Immanuel Kant – com seu ideal de um ordenamento jurí­dico cosmopolita e de cidadãos do mundo – e de Jürgen Habermas – com seu projeto da modernidade, o qual propõe uma situação ideal em que haja condições materiais e cooperação entre os povos. A partir dos trabalhos destes dois filósofos, será feita uma análise dos impactos que a Modernidade (e, também, a globalização) gerou (e ainda gera) em relação aos direitos humanos, passando por questões como a dos refugiados – que, na atualidade, tornou-se uma verdadeira crise humanitária. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo é fazer um balanço (estabelecer um equilí­brio) entre os chamados "custos da modernização" e a efetividade dos direitos humanos.

Biografía del autor/a

LÍCIA CHRISTYNNE RIBEIRO PORFÍRIO, Mestranda na PUC/SP

Advogada. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Especialista em Direito Internacional pela PUC/SP. Mestranda em Direito pela PUC/SP – Núcleo de Direitos Humanos.

Publicado

2018-01-08

Cómo citar

PORFÍRIO, LÍCIA CHRISTYNNE RIBEIRO. DIREITOS HUMANOS E MODERNIDADE. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/353. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos