A aplicabilidade dos tratados internacionais de direitos humanos na persecução penal em Moçambique
Resumo
O presente trabalho analisa a aplicabilidade dos tratados internacionais de direitos humanos no contexto da persecução penal moçambicana, tendo em vista a harmonização entre o direito interno e as obrigações internacionais assumidas pelo Estado. Parte-se do pressuposto de que Moçambique, como signatária de diversos instrumentos internacionais de protecção dos direitos humanos, deve assegurar a sua efectivação no âmbito da justiça penal. Contudo, a prática revela desafios de natureza legislativa, institucional e interpretativa, que comprometem a plena incorporação dessas normas. A pesquisa baseia-se numa abordagem jurídico-dogmática e analítica, sustentada na Constituição da República, no Código Penal e nos tratados ratificados por Moçambique, como o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos. Conclui-se que, embora o ordenamento jurídico moçambicano reconheça a força jurídica dos tratados, a sua aplicabilidade na persecução penal ainda enfrenta entraves práticos relacionados à capacitação judicial, à autonomia do Ministério Público e à adequação normativa do Código Penal.
Referências
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.
CENTRO de Direitos Humanos da Universidade Eduardo Mondlane. Relatório anual sobre direitos humanos em Moçambique. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 2022.
COMITÉ de Direitos Humanos das Nações Unidas. Observações Gerais sobre o Artigo 14 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos. Genebra: ONU, 2001.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2002.
FERREIRA, Luís. Direitos Humanos e Aplicação Interna dos Tratados Internacionais em África. Maputo: Escolar Editora, 2018.
GIL, António Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Faktizität und Geltung: Beiträge zur Diskurstheorie des Rechts und des demokratischen Rechtsstaates. Frankfurt am Main: Suhrkamp. 1992.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2011.
LUÍS SOBRINHO, Manuel. Direitos Humanos e Processo Penal: Um Estudo Comparado entre o Direito Interno e os Tratados Internacionais. Coimbra: Almedina, 2018.
ROXIN, Claus. O Direito Penal: Parte Geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Almir Santos Reis Junior, Horácio Ramos Napido

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.