A tutela penal da educação inclusiva: análise do crime de discriminação contra estudantes com transtorno do espectro autista

Autores

  • JOSE EDUARDO BRASIL LOURO DA SILVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Mestrando
  • FABRICIO GERMANO ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Crime de Discriminação, Lei nº 7.853/89

Resumo

O presente artigo analisa a criminalização da recusa, suspensão ou cancelamento de matrícula de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conduta tipificada no artigo 8º da Lei nº 7.853/89. Partindo da premissa da educação como um direito fundamental e um dever do Estado, o texto fundamenta a legitimidade da intervenção penal no princípio da vedação da proteção insuficiente, argumentando que as sanções cíveis e administrativas se mostraram ineficazes para coibir práticas discriminatórias.  Ademais, busca-se analisar a estrutura do tipo penal, destacando a abrangência das condutas puníveis, que incluem não apenas a recusa explícita, mas também a exclusão indireta, como a não oferta de profissional de apoio e a cobrança de valores adicionais. Por fim, o artigo ressalta a importância da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.357/DF, julgada pelo Supremo Tribunal Federal, que validou o dever das instituições de ensino privadas de arcar com os custos da inclusão, reforçando a constitucionalidade e a necessidade da tutela penal como instrumento essencial para garantir a efetividade do direito à educação inclusiva.

Referências

ARANTES, Isabella Branquinho; BORGES, Daniel Damasio. "À escola não é dado escolher, segregar, separar, mas é seu dever ensinar, incluir, conviver": a análise dos argumentos dos ministros do STF no julgamento da ADI nº 5.357. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça, 15(45), 489–518. Disponível em: https://doi.org/10.30899/dfj.v15i45.833

. Acesso em: 27 out. 2025.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. 2009.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 out. 1989.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2012.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Agravo Regimental no Agravo em Recurso Especial nº 1.706.264/SC. Relator: Ministro Messod Azulay Neto, Quinta Turma. Julgado em 16 de abril de 2024.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.357/DF. Requerente: Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino - CONFENEN. Relator: Ministro Edson Fachin. Julgado em 09 de junho de 2016.

BRASIL. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Apelação Cível 1016037-91.2014.8.26.0100. Relatora: Desembargadora Maria Lúcia Pizzotti, 30ª Câmara de Direito Privado. Julgado em 08 de novembro de 2017.

CUNHA, Rogério Sanches. Manual de direito penal: parte geral (arts. 1º ao 120). 3. ed. rev., ampl. e atual. Salvador: JusPODIVM, 2015.

CUSTÓDIO, André Viana. Quando os diferentes passam a ter direitos iguais: uma análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 5357 e a violação dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência. Revista Thesis Juris, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 63-80, jan./abr. 2017.

ISHIDA, Válter Kenji. Bem jurídico penal moderno. 2. ed. rev., atual. e ampl. Salvador: JusPODIVM, 2021.

LEONHARDT JUNIOR, Sérgio Elemar. O Supremo Tribunal Federal e as minorias: uma análise das decisões em demandas relativas à não discriminação e realização do direito de igualdade. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2019.

GALINDO, Bruno; PEREIRA, Mateus. ADI 5.357 é um avanço na construção de um direito antidiscriminatório. Consultor Jurídico, 13 jun. 2016. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2016-jun-13/adi-5357-avanco-construcao-direitoantidiscriminatorio/

. Acesso em: 28 ago. 2025.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

NEME, Eliana Franco; ARAÚJO, Luiz Alberto David. Pessoa com deficiência e a obrigação de incluir na educação: reflexos da decisão na Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5357 e a marca histórica do acesso à educação. Constituição, Economia e Desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Curitiba, v. 13, n. 24, p. 154-174, jan./jul., 2021.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 10. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

VALLE, Gustavo Henrique Moreira do. Um estudo sobre os crimes contra as relações de consumo. AMAGIS JURÍDICA, Belo Horizonte, Ano V, n. 9, p. 95-112, jul./dez. 2013.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 39. ed. Barueri [SP]: Atlas, 2023.

SARLET, Ingo Wolfgang; SARLET, Gabriele Bezerra Sales. “As ações afirmativas, pessoas com deficiência e acesso ao ensino superior no Brasil – contexto, marco normativo, efetividade e desafios”. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, vol. 24, nº 2, 2019, Curitiba/PR, Centro Universitário Autônomo do Brasil-UniBrasil, p. 347.

SCOTT JR., Valmôr; PEGLOW, João Pedro de Ávila. Direito (antidiscriminatório) à educação: ADI nº 5357/2015 e a inclusão de estudantes com deficiência em escolas privadas. Revista DIREITO UFMS, Campo Grande, v. 5, n. 1, p. 233-252, jan./jun. 2019.

OHLWEILER, Leonel Pires. Políticas públicas na educação e pessoas com deficiência: vulnerabilidade e o caso da ADI 5357 julgado no STF. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE), v. 5, n. 1, p. 274-308, 2017.

TRAUTWEIN, José Roberto Della Tonia. O julgamento da ADI nº 5.357/DF: o direito à educação inclusiva das pessoas com deficiência. Anais do XI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UGB, n. 11, 2021.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

BRASIL LOURO DA SILVEIRA, JOSE EDUARDO; GERMANO ALVES, FABRICIO. A tutela penal da educação inclusiva: análise do crime de discriminação contra estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 3, 2026. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/1111. Acesso em: 23 jan. 2026.