O direito à vida para os animais explorados na pecuária: o precedente da ADPF 640 à luz da teoria das capacidades jurídicas animais

Autores

  • Lucas Afonso Bompeixe Carstens UFPR
  • Vicente de Paula Ataide Jr UFPR

Palavras-chave:

Direito Animal, ADPF 640, Pecuária, Teoria das capacidades jurídicas animais, Direito à vida de animais

Resumo

O artigo trata sobre a atribuição do direito à vida aos animais explorados na pecuária. A Constituição Federal brasileira, ao passo que veda a crueldade contra os animais e, com isso, reconhece que esses seres vivos têm valor intrínseco e dignidade própria, também estimula e fomenta a pecuária. Nesse contexto, sustenta-se que a decisão do Supremo Tribunal Federal, na ADPF 640, proibindo o abate de animais resgatados em situação de maus-tratos, a partir da interpretação constitucional do artigo 25, §§ 1º e 2º, da Lei 9.605/1998 e dos artigos 101, 102 e 103 do Decreto 6.514/2008 e demais normas infraconstitucionais, possibilita que animais explorados economicamente adquiram o direito à vida, quando se encontrarem na situação descrita no precedente. O estudo reflete sobre o tema à luz da teoria das capacidades jurídicas animais, primeira teoria dogmática de atribuição de direitos a animais, a partir do ordenamento jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

Lucas Afonso Bompeixe Carstens, UFPR

Mestre em Direito (UFPR). Especialista em Direito Animal (ESMAFE-PR/UNINTER). Graduado em Direito (UFPR). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Direito Animal (ZOOPOLIS) do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Advogado.

Vicente de Paula Ataide Jr, UFPR

Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estágio pós-doutoral em Direito Animal na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto de Direito Processual Civil e de Direito Animal nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Extensão em Direito Animal da UFPR e do Núcleo de Pesquisas em Direito Animal (ZOOPOLIS) do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Animal da ESMAFE-PR/UNINTER. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Juiz Federal em Curitiba.

Referências

ARENHART, Sérgio Cruz; JOBIM, Marco Félix (org.). Processos estruturais. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2019.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. Introdução ao direito animal brasileiro. Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, v. 13, n. 3, p. 48-76, set./dez. 2018.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula (coord.). Comentários ao Código de Direito e Bem-Estar Animal do Estado da Paraíba: a positivação dos direitos fundamentais animais. Curitiba: Juruá, 2019.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. Princípios do Direito Animal brasileiro. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA, v. 30, n. 1, p. 106-136, jan-jun, 2020.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. A capacidade processual dos animais. Revista de Processo, São Paulo: Revista dos Tribunais, a. 46, v. 313, p. 95-128, mar. 2021.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula; ATAIDE, Lucas Eduardo de Lara. Comentários sobre o crime qualificado de maus-tratos contra cães e gatos (art. 32, § 1º-A, Lei 9.650/1998). Jus Navigandi, 9 nov. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/92962/comentarios-sobre-o-crime-qualificado-de-maus-tratos-contra-caes-e-gatos#google_vignette.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. Capacidade processual dos animais: a judicialização do direito animal no Brasil. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022.

ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. Introdução ao Direito Animal: a teoria das capacidades jurídicas animais. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2025.

BRÜGGER, Paula. Especismo na TV: Um Olhar Abolicionista Sobre o Programa “Pelo Mundo”. Revista Brasileira de Direito Animal, v. 8, n. 13, 2013.

CARSTENS, Lucas Afonso Bompeixe; ATAIDE JUNIOR, Vicente de Paula. A inconstitucionalidade da vaquejada e o efeito backlash: uma análise do julgamento da ADI 4983. Revista de Direito Brasileira, v. 28, p. 80-103, 2021.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Civil: parte geral. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

DIDIER JÚNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil: introdução ao Direito Processual Civil, parte geral e processo de conhecimento. 23. ed. rev., atual. e ampl. Salvador: Editora JusPodivm, 2021.

FRANCIONE, Gary L. Introdução aos direitos animais: seu filho ou o cachorro? Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

GONÇALVES, Monique Mosca. Dano animal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatística da Produção Pecuária, jan./mar. 2024. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2380/epp_2024_1tri.pdf.

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. Declaração de Cambridge sobre a Consciência em Animais Humanos e Não Humanos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/511936-declaracao-de-cambridge-sobre-a-consciencia-em-animais-humanos-e-nao-humanos.

JOY, Melanie. Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas: uma introdução ao carnismo: o sistema de crenças que nos faz comer alguns animais e outros não. São Paulo: Cultrix, 2014.

LOURENÇO, Daniel Braga. Direito dos animais: fundamentação e novas perspectivas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2008.

LOURENÇO, Daniel Braga. Ética ambiental e o valor do mundo natural. In: Congresso Nacional do CONPEDI, 2012, Niterói. Direito Ambiental I, 2012.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA. MPSC ajuíza ação civil pública para que CIDASC e Município de Joinville criem estruturas para garantir o direito dos animais de grande porte em situação de maus-tratos. Disponível em: https://mpsc.mp.br/noticias/mpsc-ajuiza-acao-civil-publica-para-que-cidasc-e-municipio-de-joinville-criem-estruturas-para-garantir-o-direito-dos-animais-de-grande-porte-em-situacao-de-maus-tratos-.

MOLINARO, Carlos Alberto; MEDEIROS, Fernanda Luiz Fontoura de; SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago (coord). A dignidade da vida e os direitos fundamentais para além dos humanos: uma discussão necessária. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2008.

NOTÍCIA NO ATO. Após ação do MPSC, Cidasc não poderá permitir, determinar ou realizar abate de animais sem que exista risco comprovado. Disponível em: https://noticianoato.com.br/geral/81352-apos-acao-do-mpsc-cidasc-nao-podera-permitir-determinar-ou-realizar-abate-de-animais-sem-que-exista-risco-comprovado.

PANCHERI, Ivanira; CAMPOS, Roberto Augusto de Carvalho. Crime de maus-tratos a animais e abate humanitário: análise dos principais métodos de abate na indústria de proteína animal brasileira sob o crime de maus tratos a animais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020.

RODRIGUES, Danielle Tetü. O direito & os animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2011.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

CARSTENS, Lucas Afonso Bompeixe; ATAIDE JR, Vicente de Paula. O direito à vida para os animais explorados na pecuária: o precedente da ADPF 640 à luz da teoria das capacidades jurídicas animais. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 1–24, 2025. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/1074. Acesso em: 31 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos