Os Impactos do TDAH na Interação Social da Criança: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Rebecca Damacena de Andrade
  • João Paulo Moreira Di Vellasco
  • Sara Rezende Coutinho Ribeiro

Palabras clave:

TDAH; Interação Social; Regulação Emocional; Neuropsicologia.

Resumen

As disfunções neurais na infância, em sua maioria, possuem uma característica heterogênea, como no caso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade que é caracterizado por uma etiologia neuro-genético-ambiental. De acordo com o DSM V (APA, 2014), o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta disfunção executiva e prejuízo na tomada de decisão, automonitoramento, memória, atenção, linguagem, controle das emoções e comportamento, que impactam o desempenho social da criança em seu meio com pais, professores e pares. Com isso, este trabalho teve por objetivo compreender a interação social de crianças com TDAH por meio da análise de como o transtorno impacta em sua regulação do humor e na adaptação social e como pode ser avaliada, pela perspectiva da neuropsicologia, além de levantar quais os principais instrumentos neuropsicológicos utilizados para este tipo de análise. Como método, foi realizado uma revisão da literatura, composta por trabalhos empíricos publicados entre 2010 e 2020, pesquisados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e PubMed. Foram analisados seis artigos que apresentaram como prejuízos cognitivos, déficits em controle inibitório, flexibilidade cognitiva, autorregulação e automonitoramento em crianças com TDAH, com impacto no direcionamento do funcionamento afetivo, emocional, motivacional e social, além do desempenho de comportamentos adaptativos, de acordo com o ambiente em que se encontram.

Publicado

2021-07-13

Número

Sección

Psicologia e Neurociências