COVID-19 e o retorno às aulas presenciais: a visão do (a) professor (a) e as contribuições da psicologia

Autores

  • Letícia Martins Ribeiro Candido

Palavras-chave:

Aulas; Professores; Pandemia; Representações Sociais

Resumo

Este estudo se insere no campo da psicologia e da educação em interface com o contexto de pandemia da COVID-19. E busca conhecer as representações sociais dos professores e professoras no tocante ao retorno às aulas presenciais durante a pandemia do COVID-19. Para isso, utiliza-se enquanto método a metodologia estrutural das representações sociais, compreendendo a atualidade e a visão do(a) professor(a) frente a esta temática. Os resultados apontam que as evocações do núcleo central se referem aos aspectos internos do profissional, isto é, à percepção de cada professor e professora sobre como estão vivenciando a pandemia do COVID-19. Enquanto os elementos presentes no núcleo periférico, dizem respeito aos aspectos externos, ou seja, são elementos que podem ser modificados através de intervenções no ambiente. Ainda discute como a psicologia pode auxiliar no processo de entendimento da pandemia.

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Publicado

2021-07-13

Edição

Seção

Psicologia e Educação