A CONSTITUIÇÃO PARA KELSEN E LUHMANN

Authors

  • LEONARDO AVELINO DUARTE

Abstract

o objetivo deste artigo consiste em analisar, sob a perspectiva da teoria kelseniana e luhmanniana, as linhas gerais da Teoria Pura do Direito e da Teoria dos Sistemas. A Constituição, para os dois dos maiores pensadores do Direito, é a norma superior do ordenamento jurí­dico e determinará o método de produção das demais normas jurí­dicas, com isso iniciando o ordenamento. Dado que o Direito tem que respeitar o processo de manufatura estabelecido pela Constituição, está possuirá uma referencialidade em relação a todo o ordenamento. Portanto, através das Constituições podem a sociedades modernas estabilizar as relações entre o direito positivo e a polí­tica.

Author Biography

LEONARDO AVELINO DUARTE

Advogado. Professor Universitário em Campo Grande – MS. Mestre e Doutor pela FADISP – SP

References

CAMPILONGO, Celso Fernandes. O Direito na Sociedade Complexa, São Paulo: Max Limonad, 2000.

KELSEN, Hans. ¿Que es la Teoria Pura del Derecho? 3ª ed., Colonia del Carmen, México: Distribuiciones Fontamara S.A., 1993.

-------------------. Teria Pura do Direito, São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LUHMANN, Niklas. O Direito da Sociedade. Texto inédito. Tradução para o Espanhol de NAFARRATE, Javier Torres, 1999.

-----------------------. Sociologia do Direito, Vol I e II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983 e 1985.

BREUER STEFAN (1996). Burocracia y carisma: la sociologí­a polí­tica de Max Weber (em espanhol). Vlalência: Edicions Alfons El Magní nim

DURKHEIM, Émile. O suicí­dio, 1897- Abril Cultural, 1982.

MANUEL GÓMEZ HERRERA, La cultura de la sociedad en Talcott Parsons, Cizur Menor, Navarra,Thomas Aranzadi, 2005.

MATURANA, HUMBERTO e VARELA, Francisco (1984). A árvore do conhecimento - As bases biológicas do conhecimento humano. Campinas: Ed. Psy, 1995. São Paulo: Ed. Palas Athena, 2004. Original em espanhol traduzido por Humberto Mariotti e Lia Diskin.

Published

2022-09-01

How to Cite

DUARTE, LEONARDO AVELINO. A CONSTITUIÇÃO PARA KELSEN E LUHMANN. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, 2022. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/650. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

Artigos