EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS DIREITOS DE DESISTÊNCIA, REVISÃO CONTRATUAL E NEGATIVAÇÃO DOS CONSUMIDORES

Autores

  • EDUARDO ALTOMARE ARIENTE
  • BRENDA ARIELE MUNHOZ
  • MARIA BEATRIZ LOPES LELLIS

Resumo

O presente artigo busca analisar os impactos da Pandemia do COVID-19 nos direitos de revisão contratual e de desistência, previstos nos arts. 6º, inciso V e 49, ambos do Código de Defesa do Consumidor. A situação proporcionada pela pandemia, de além de suscitar uma crise econômica sem precedentes, favorece a aquisição de produtos e de serviços menos refletido. Além disso, a pandemia pode ser considerada juridicamente força maior e fato superveniente à celebração do contrato. Sem ignorar as dificuldades extremas pelas quais estão passando os comerciantes, sobretudo os de pequeno porte, tampouco o princí­pio da harmonia que deve nortear as relações de consumo, conclui-se que a pandemia justifica dilação dos prazos para pagamento sem incorrer em mora, restrições temporárias à negativação, ampliação da possibilidade de desistência para algumas contratações presenciais e maior abertura para revisão contratual. Os resultados apresentados tiveram por base a pesquisa bibliográfica e documental na área do direito e da saúde pública.

Biografia do Autor

EDUARDO ALTOMARE ARIENTE

Doutor em Direito pela USP. Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP.

BRENDA ARIELE MUNHOZ

Bacharel em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

MARIA BEATRIZ LOPES LELLIS

Bacharel em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020).

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

ARIENTE, EDUARDO ALTOMARE; MUNHOZ, BRENDA ARIELE; LOPES LELLIS, MARIA BEATRIZ. EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO DURANTE A PANDEMIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS DIREITOS DE DESISTÊNCIA, REVISÃO CONTRATUAL E NEGATIVAÇÃO DOS CONSUMIDORES. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, 2022. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/646. Acesso em: 19 maio. 2024.

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Artigos