O PAPEL DO PODER JUDICIÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE E SEU REFLEXO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Resumo
Esse artigo dedica-se a estudar a reconfiguração do papel do Poder Judiciário na contemporaneidade adequando a temática fazendo uma análise crítica acerca da garantia constitucional do acesso à justiça em face de paradigmas de hermenêutica jurídica e seus entraves, atingindo neste contexto a própria dignidade humana. Para tanto, se faz necessário uma breve análise sobre o Sistema Jurídico e o Personalismo Ético nas Sociedades de Massa e de Rede; abordando o monopólio judicial, e as influências do ativismo judicial na sociedade contemporânea. Propõe-se analisar a problemática trazida pela evolução tecnológica, e dos novos direitos, a partir de uma concepção da teoria dos direitos fundamentais, o papel do papel judiciário na contemporaneidade, e da hermenêutica jurídica na prestação da tutela jurisdicional efetiva. Sendo necessário, a 'quebra' dos obstáculos atribuídos aos cidadãos ao acesso à justiça e a razoável duração do processo, garantindo a todos, independentemente de sua condição econômica, raça, credo religioso, o direito resguardado. No presente estudo, utilizou-se o método dedutivo, sendo a pesquisa de caráter qualitativo. A análise tem caráter explicativo e atécnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica. Ressalta-se que "o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001".Downloads
Publicado
2019-01-22
Como Citar
CASAGRANDE, JÉFFERSON FERREIRA; TEIXEIRA, RODRIGO VALENTE GIUBLIN. O PAPEL DO PODER JUDICIÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE E SEU REFLEXO NA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/368. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.