A DECISÃO JUDICIAL NAS DEMANDAS REPETITIVAS E A LEGITIMAÇÃO PELO PROCEDIMENTO SEGUNDO NIKLAS LUHMANN
Resumo
A questão principal aqui apresentada é avaliar, sob a pressão da demanda social cada vez mais acentuada pela rapidez dos julgamentos, demanda absolutamente justa e justificada, como são produzidas tais decisões. Se as decisões em demandas repetitivas, produzidas em grandes quantidades, são legítimas, como o critério de legitimidade que pode ser adoptado, ou se somos confrontados com decisões judiciais, em plena conformidade com a jurisprudência dominante, mas cuja legitimidade é questionável. O juiz não pode ser transformado em mero repetidor autômato dos Tribunais Superiores. É essencial para o juiz a obedecer e respeitar as decisões dos Tribunais Superiores, principalmente no que diz respeito a decisões em demandas repetitivas, sem, contudo, descurar o exame cuidadoso das razões trazidas pelas partes.Downloads
Publicado
2015-12-09
Como Citar
PORT, Otávio Henrique Martins. A DECISÃO JUDICIAL NAS DEMANDAS REPETITIVAS E A LEGITIMAÇÃO PELO PROCEDIMENTO SEGUNDO NIKLAS LUHMANN. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/256. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A publicação na Revista Pensamento Jurídico implica a aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Colaboração Autoral Inédita, e Termo de Responsabilidade, que serão encaminhados ao(s) autor(es) com o aceite.