Compreensão da atuação profissional em Psicologia Organizacional por meio da Abordagem Gestáltica

Autores/as

  • Adilson da Silva Ribeiro
  • Allana Ferreira de Paula
  • Hernanne Gomes de Souza
  • Lorrany Rosa Cardoso Lopes
  • Núbia Kamila Oliveira Souza
  • Rayanny Valéria de Sena Pereira
  • Sthefany Evangelista Oliveira
  • Guilherme Nogueira

Palabras clave:

Abordagem Gestáltica; Psicologia organizacional; Trabalho

Resumen

O presente estudo sintetiza resultados e revisões de literatura de alguns autores, construídos pela Abordagem Gestáltica, partindo da verificação sobre o modo em que se apresenta no cotidiano do psicólogo organizacional. Para pensar o modo como o psicólogo pode atuar na área organizacional e do trabalho, utilizando as concepções da Abordagem Gestáltica, é preciso compreender o contexto em que ele está inserido e como esse campo foi construído. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, com o intuito de possibilitar o embasamento teórico e prático. Visando organizar os conceitos relacionados à prática da psicologia, em ambiente organizacional. Foram feitos questionários prévios das três bases filosóficas, fenomenologia, humanismo e existencialismo, e da psicologia da Gestalt, como base teórica. Além disso, o campo de atuação foi explorado e observado, objetivando possíveis estratégias de intervenção. Os princípios fundamentais da Abordagem Gestáltica, foram tratados com a finalidade de demonstrar o que a abordagem tem a oferecer para o contexto organizacional e do trabalho, no que se refere aos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos; aplicando assim, os conhecimentos da Abordagem Gestáltica no cenário do trabalho. Por meio deste trabalho, verificou-se a viabilidade dessa abordagem psicológica, como sendo útil para a consolidação de melhores resultados no âmbito organizacional, bem como situações e circunstâncias que prejudicam ou inviabilizam o desempenho satisfatório dos profissionais em questão.

Publicado

2020-12-01

Número

Sección

Relato de Experiência da Graduação