Análise do Comportamento Aplicada a Problemas de Aprendizagem e Dificuldades de Seguimento de Regras

Autores/as

  • Julia Martha Branco Barbosa Araújo
  • Eliane Maria Fleury Seidl

Palabras clave:

Análise do Comportamento Aplicada; Problemas de Aprendizagem; Instrução Programada

Resumen

Realizou-se uma intervenção analítico-comportamental com uma criança de 10 anos, sexo feminino, estudante da 4° série do ensino fundamental, manifestando problemas de aprendizagem e dificuldades de seguimento de regras, com emissão frequente de comportamentos de birra frente à solicitação de tarefas cotidianas. Para tanto, utilizou-se procedimentos de ensino personalizado abrangendo técnicas de manipulação do reforço positivo, extinção, modelagem, modelação e esvanecimento que objetivaram aquisição e aprimoramento de repertórios escolares, ao passo que o emprego do sistema de economia de fichas, aliado à orientação parental, direcionaram a eliminação de comportamentos de birra. Os resultados revelaram melhorias nas habilidades de resolução de problemas matemáticos e de leitura, assim como redução dos comportamentos-problema evidenciados pela diferença entre as performances apresentadas nas condições de linha de base e pós-teste. Concluiu-se que a análise do comportamento aplicada dispõe de intervenções eficazes que auxiliam a aprendizagem e condução de aspectos educacionais na clínica infantil.

Publicado

2024-08-31