Análise Comportamental de Aprendizagem de Leitura e Escrita: estudo de caso com uma pessoa surda
Palabras clave:
Análise do comportamento; Aprendizagem; Surdez; Relação terapêuticaResumen
Pessoas com surdez em diferentes níveis enfrentam dificuldades de aprendizagem e comunicação e ainda são negligenciadas em várias áreas do saber, inclusive na psicologia, que tem pouco aporte teórico e prático, o que faz da educação de surdos um assunto inquietante, principalmente pelas dificuldades que impõe e por suas limitações. A partir da necessidade de inclusão social e atendimento a esse público, o presente estudo pretendeu descrever e analisar uma pessoa com surdez com problemas de aprendizagem, a fim de reforçar e desenvolver novos repertórios de leitura, escrita e língua de sinais, através da perspectiva teórica e interventiva da Análise do Comportamento, utilizando-se de conceitos de modelagem, modelação, reforço e relação terapêutica. Como participante deste estudo foi escolhida uma criança surda de 11 anos de idade, com a queixa de dificuldade de aprendizagem. Para tanto, foram realizados 21 encontros com duração de 50 minutos cada. O procedimento aplicado se deu em forma de avaliações baseadas nas dificuldades apresentadas pela cliente, sendo estas divididas em três etapas (pré-teste, intervenção e teste final), no intuito de verificar o desenvolvimento da aprendizagem e por meio da influência da relação terapêutica, observar as mudanças comportamentais. Neste sentido, observou-se nos encontros melhoras significativas da cliente, tanto na relação terapêutica, quanto no seu contexto educacional, familiar e social, o que foi facilitado pelo seu engajamento em todo processo, tendo como resultado do vínculo terapêutico estabelecido na relação, o reforço dispensado para modelagem de novos repertórios e o êxito nas respostas facilitadas pelo uso da modelação.