Uso de rede sociais e autoimagem em adolescentes: uma revisão narrativa
Palabras clave:
Adolescência; Rede social; Autoimagem; Revisão Narrativa.Resumen
As redes sociais são ferramentas de comunicação que têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano dos adolescentes. Essa fase do ciclo vital gera inseguranças e questionamentos, tornando esse público mais suscetível à grande quantidade de informações que lhes são expostas, podendo acarretar complicações na sua autoimagem. O objetivo deste estudo foi descrever os principais impactos do uso das redes sociais na autoimagem dos adolescentes. Realizou-se uma revisão narrativa onde foram consultados materiais bibliográficos nacionais e internacionais, como livros, artigos científicos e dissertações utilizando-se os descritores: adolescencia, rede social e autoimagem. Como resultados, percebeu-se que o uso de redes sociais interfere na percepção subjetiva que os jovens têm sobre si mesmos em vários aspectos: físicos, comportamentais, alimentares e sociais. Além disso, a busca extrema para atingir padrões disseminados nas redes sociais leva ao desenvolvimento ou agravamento de sintomas e transtornos psicológicos. Conclui-se que a forma e a frequência na qual as redes sociais são usadas refletem significativamente na autoimagem do adolescente, são altamente reforçadas pelo grupo social e podem acarretar sintomas ou transtornos psiquiátricos. Destaca-se a importância da família e escola para o desenvolvimento de uma autoimagem saudável.