Evidências da comorbidade entre os Transtornos de Aprendizagem e TDAH e seus instrumentos de avaliação: uma revisão da literatura

Autores

  • Clicia Silva Silveira
  • João Paulo Moreira Di Vellasco
  • Sara Rezende Coutinho Ribeiro

Palavras-chave:

TDAH; Transtorno Específico da Aprendizagem; Comorbidade; Neuropsicologia.

Resumo

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta grande parte da população infantil mundial, e pesquisas apontam um pior desempenho em domínios acadêmicos em crianças diagnosticadas com o transtorno. Esses prejuízos ainda tendem a aumentar nos casos de comorbidade com o Transtorno Específico da Aprendizagem. Considerando a grande demanda por avaliação neuropsicológica infantil, principalmente no que tange dificuldades de aprendizagem, este artigo teve como objetivo identificar, por meio de uma revisão da literatura, estudos que em suas pesquisas apontassem a prevalência da comorbidade entre TDAH e o Transtorno Específico da Aprendizagem e a descrição dos instrumentos utilizados na avaliação neuropsicológica para auxílio diagnóstico. Como método, foram pesquisados estudos empíricos publicados entre os anos de 2015 e 2020. A busca foi realizada por meio das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e PubMed. As palavras-chaves e combinações utilizadas para busca dos artigos foram: TDAH; TDAH and Transtorno da Aprendizagem, ADHD and Comorbidity; Neuropsychological assessment and ADHD and Childhood; ADHD and SLD; Transtorno de Aprendizagem and Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Apesar dos resultados terem sido inconclusivos para a prevalência da comorbidade, os estudos apontaram desempenho inferior nos aspectos do desenvolvimento de leitura, ortografia e matemática nas crianças com TDAH levando então à hipótese de associação ao Transtorno Específico da Aprendizagem.

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Psicologia e Neurociências