APRENDIZADO AUTODIRIGIDO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS

Autores

  • Afonso Carneiro Lima Afonso Carneiro Lima Doutorado em Administração de Empresas – Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA da UNIFOR http://orcid.org/0000-0003-4056-2430
  • Mírian Cristina de Lima Mírian Cristina de Lima Doutoranda do Programa Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra – UC.
  • Álvaro José de Araújo Filgueira Álvaro José de Araújo Filgueira Mestrado em Administração de Empresas – UNIFOR http://orcid.org/0000-0003-4056-2430

Palavras-chave:

Aprendizado autodirigido; Administração estratégica; Estratégia; Competências; Educação executiva

Resumo

O contexto de hipercompetitividade em diversas indústrias tem trazido grandes desafios para administradores atuais e futuros: o aprendizado contínuo. Considerando o aprendizado contínuo como condição necessária a uma atuação sistematicamente orientada à estratégia por meio da adaptação em relação ao ambiente de negócios, este artigo teórico objetiva o aprendizado autodirigido (AAD), metodologia de aprendizado tradicionalmente explorada no contexto do ensino superior, pode contribuir para o aprendizado organizacional, à formação de competências relevantes e, consequentemente à competitividade organizacional. Assim, apresentam-se conceitos, características e particularidades dessa metodologia de aprendizado e, em seguida, resultados de pesquisas sobre aprendizado autodirigido, especificamente, envolvendo experiências organizacionais. Finalmente, propõe-se um modelo formado a partir das etapas do aprendizado autodirigido e do processo de administração estratégica para uma efetiva execução do aprendizado autodirigido no contexto organizacional.

Publicado

2023-03-23