APRENDIZADO AUTODIRIGIDO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS
Palavras-chave:
Aprendizado autodirigido; Administração estratégica; Estratégia; Competências; Educação executivaResumo
O contexto de hipercompetitividade em diversas indústrias tem trazido grandes desafios para administradores atuais e futuros: o aprendizado contínuo. Considerando o aprendizado contínuo como condição necessária a uma atuação sistematicamente orientada à estratégia por meio da adaptação em relação ao ambiente de negócios, este artigo teórico objetiva o aprendizado autodirigido (AAD), metodologia de aprendizado tradicionalmente explorada no contexto do ensino superior, pode contribuir para o aprendizado organizacional, à formação de competências relevantes e, consequentemente à competitividade organizacional. Assim, apresentam-se conceitos, características e particularidades dessa metodologia de aprendizado e, em seguida, resultados de pesquisas sobre aprendizado autodirigido, especificamente, envolvendo experiências organizacionais. Finalmente, propõe-se um modelo formado a partir das etapas do aprendizado autodirigido e do processo de administração estratégica para uma efetiva execução do aprendizado autodirigido no contexto organizacional.