RECURSOS INTANGÍVEIS E VANTAGEM COMPETITIVA EM BANCOS COMERCIAIS NO BRASIL: RESULTADOS DE UM PAINEL DELPHI

Autores

  • Afonso Carneiro Lima Doutorado em Administração de Empresas – Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA da UNIFOR http://orcid.org/0000-0003-4056-2430

Palavras-chave:

Administração estratégica. Visão baseada nos recursos da firma. Ativos intangíveis. Bancos comerciais. Painel Delphi

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar os principais recursos intangíveis capazes de apoiar a vantagem competitiva para bancos comerciais brasileiros nos próximos anos. Para isso, um painel Delphi foi realizado junto a um grupo de 13 especialistas do setor. A seleção dos recursos intangíveis abordados no painel se baseou na literatura sobre ativos intangíveis, envolvendo tanto estudos mais gerais quanto específicos do setor e, em seguida, validada por dois acadêmicos. Os resultados revelam amplo consenso em torno da priorização da reputação, marca e qualidade percebida, tanto no presente quanto no futuro próximo. O aspecto qualidade das operações foi identificado como dependente das ações de inteligência de mercado e de gestão do conhecimento, as quais, por sua vez, estão intimamente relacionadas à geração de valor a partir de inovações; não obstante, inteligência de mercado e inovação não foram destacadas como prioridades pelos especialistas

Biografia do Autor

Afonso Carneiro Lima, Doutorado em Administração de Empresas – Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA da UNIFOR

Doutorado em Administração de Empresas – Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA da UNIFOR. E-mail: afonsolima@unifor.br

Downloads

Publicado

2023-03-26