QUAIS AS PRÁTICAS QUE LEGITIMAM O CONSUMO DE JOGOS ONLINE DE AZAR?
Keywords:
Cultura dos Jogos de Aposta; Práticas de Legitimação; Jogos Online; Comportamento do Consumidor.Abstract
Este estudo visa entender as práticas que legitimam os jogos de azar no contexto online, estabelecendo um paralelo com o mercado de aposta no ambiente físico. O estudo revela que, em paralelo com o ambiente físico, a confiança se mostra como base desse mercado no espaço virtual. Dessa forma, o consumidor faz juízo de valor dessa atividade como moral e condizente com os movimentos culturais e costumes da sociedade, deixando de lado a questão da fragilidade desse mercado quanto aos aspectos legais. Além disso, o estigma social parece diminuir significativamente em comparação com o espaço físico, relevando que os jogos de azar virtuais se consolidam como parte da identidade cultural de muitos países. Finalmente, a influência de terceiros na decisão do indivíduo ainda se mostra inconclusiva na literatura, mas há dois principais caminhos sugerindo soluções: uso de atores-chave que contribuem na divulgação e aceitação dos jogos no mercado e as práticas recorrentes de consumo como justificativa para legitimar seu comportamento e neutralizar a fragilidade legal. Esta pesquisa contribui para a discussão sobre a ética do consumo, tentando entender a influência desses padrões de comportamento e a convivência social no desenvolvimento de práticas que legitimam o consumo desses jogos.