EVASÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE ESPERAR DA ERA PÓS-COVID?
Palavras-chave:
Covid19, pandemia, abandono escolar, desempenho, evasão, ensino básicoResumo
A pandemia Covid-19 trouxe, para além dos problemas sanitários, impactos em todos os seguimentos, incluindo aqui, o educacional. Como resultado direto, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto, lançando mão do que havia à disposição. De um momento para o outro as aulas tomaram conta da televisão e dos computadores. Isso, numa situação já considerada ruim pelos especialistas. Antes da pandemia, temas como abandono escolar, desempenho e evasão já eram intensamente debatidos. Mas agora, com a pandemia ainda ativa, embora arrefecida, faz-se necessário investigar se estes fenômenos sofreram impacto dos acontecimentos dos últimos dois anos. Objetivo: elaborar um estudo exploratório sobre evasão no cenário da pandemia Covid-19 e apontar estratégias possíveis para seu enfrentamento. Metodologia: este estudo exploratório é baseado em uma revisão de literatura (google scholar) para facilitar uma reflexão sobre o tema e apresentação de estratégias de enfrentamento. Resultados: a literatura mostra que a preocupação dos pesquisadores em relação a este tema, aponta que o impacto negativo já pode ser sentido e elenca uma série de estratégias de enfrentamento, incluindo aqui, ferramentas de inteligência artificial. Conclusão: Mais que apresentar a lista das possíveis causas ou tentar buscar formas de enfrentamento, seria necessário ouvir os egressos para a coleta dos dados e, principalmente, buscar estabelecer o nexo causal entre os determinantes e avaliar o impacto de cada um, na evasão. Mesmo que se lance mão de ferramentas inovadoras de tecnologia, não é possível esperar que todos os determinantes estejam presentes em todos os casos e nem que as respostas individuais sejam homogêneas. De maneira concreta, este estudo sugere a criação de indicadores de acompanhamento longitudinal para cada aluno, nos moldes existentes na avaliação da evasão do ensino superior.