EVASÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE ESPERAR DA ERA PÓS-COVID?

Autores

  • Eduardo Tadeu Vieira
  • Roberta Teodoro Santos
  • Nilce Santos de Melo
  • Roberto de Góes Ellery Júnior
  • Antonio Nascimento Junior

Palavras-chave:

Covid19, pandemia, abandono escolar, desempenho, evasão, ensino básico

Resumo

A pandemia Covid-19 trouxe, para além dos problemas sanitários, impactos em todos os seguimentos, incluindo aqui, o educacional. Como resultado direto, as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto, lançando mão do que havia à disposição. De um momento para o outro as aulas tomaram conta da televisão e dos computadores. Isso, numa situação já considerada ruim pelos especialistas. Antes da pandemia, temas como abandono escolar, desempenho e evasão já eram intensamente debatidos. Mas agora, com a pandemia ainda ativa, embora arrefecida, faz-se necessário investigar se estes fenômenos sofreram impacto dos acontecimentos dos últimos dois anos. Objetivo: elaborar um estudo exploratório sobre evasão no cenário da pandemia Covid-19 e apontar estratégias possíveis para seu enfrentamento. Metodologia: este estudo exploratório é baseado em uma revisão de literatura (google scholar) para facilitar uma reflexão sobre o tema e apresentação de estratégias de enfrentamento. Resultados: a literatura mostra que a preocupação dos pesquisadores em relação a este tema, aponta que o impacto negativo já pode ser sentido e elenca uma série de estratégias de enfrentamento, incluindo aqui, ferramentas de inteligência artificial. Conclusão: Mais que apresentar a lista das possíveis causas ou tentar buscar formas de enfrentamento, seria necessário ouvir os egressos para a coleta dos dados e, principalmente, buscar estabelecer o nexo causal entre os determinantes e avaliar o impacto de cada um, na evasão. Mesmo que se lance mão de ferramentas inovadoras de tecnologia, não é possível esperar que todos os determinantes estejam presentes em todos os casos e nem que as respostas individuais sejam homogêneas. De maneira concreta, este estudo sugere a criação de indicadores de acompanhamento longitudinal para cada aluno, nos moldes existentes na avaliação da evasão do ensino superior.

Biografia do Autor

Eduardo Tadeu Vieira

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias (CCA/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas (PPG GIPP FACE/UnB). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis oferecido pelo consórcio UnB/UFRN/UFPB (2013).

Roberta Teodoro Santos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia - FACE/UnB. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás (2015), mestrado em Economia Aplicada também pela UFG (2018). É membro do Grupo de Pesquisa LAM - Laboratório de Análise de Microdados da FACE-UFG e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília

Nilce Santos de Melo

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia João Prudente (1987), Anápolis, Goiás. Tem Mestrado e Doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Universidade de Brasília.

Roberto de Góes Ellery Júnior

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Pesquisador do quadro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 1998 e 2002. Realizou trabalhos de pesquisa e/ou consultoria junto ao Banco Central, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, IPEA, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Antonio Nascimento Junior

Possui mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor adjunto II da Universidade de Brasília, Vice-diretor da FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da UnB. Coordenador acadêmico do Mestrado profissional em: Gestão, Economia e Finanças Públicas no Departamento de Economia da UnB. Gestor do Contrato UnB/ IPEA e gestor de contrato UnB/DNIT.

Publicado

2022-08-12

Edição

Seção

Artigos