A POLÍTICA PÚBLICA DE GESTÃO ADEQUADA DOS CONFLITOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO DE ITUMBIARA (GO) E SEUS REFLEXOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Edson José de Souza Júnior Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)
  • Márcia Lúcia Aparecida Silva Mestranda de Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Palavras-chave:

Relações trabalhistas. Gestão de resolução de conflitos. Itumbiara (GO).

Resumo

A gestão adequada de conflitos compreende-se pela prática de condução e resolução daqueles, promovida pelo emprego do método que melhor atenda às particularidades do caso concreto. A pesquisa intenciona compreender como ocorre a gestão adequada dos conflitos trabalhistas na área de jurisdição das Varas do Trabalho de Itumbiara (GO), no período de 29 de novembro de 2018 a 29 de novembro de 2020. Tem o objetivo específico analisar a política pública judiciária de gestão adequada dos conflitos como instrumento estimulador do desenvolvimento regional e social; diagnosticar as lides na base de dados do TRT18, jurisdição de Itumbiara, setor de serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, que se utiliza do método indutivo. Quanto aos procedimentos metodológicos, vale-se da pesquisa bibliográfica; da análise documental de dados da Justiça do Trabalho da 18ª Região e da pesquisa de campo voltada para realização de entrevistas semiestruturadas aos advogados, partes, conciliadores e gestores do CEJUSC, visando a percepção sobre os métodos utilizados no órgão para resolução dos processos. Para dar suporte teórico ao desenvolvimento do trabalho, serão utilizados, entre outros, Barbosa (2018); Brito (2018); Cappelletti; Garth (1988); Delgado (2011); Frantz (2016); Goretti (2019 e 2021); Mancuso (2018); Pereira (2011); Santos (2011); Secchi (2011); Watanabe (2011 e 2019). Por fim, destaca-se a importância de se conhecer os conflitos trabalhistas e estabelecer as causas reiteradas, criando instrumentos para resolução célere, alinhando-se com a política pública de gestão adequada dos conflitos.

Biografia do Autor

Edson José de Souza Júnior, Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Doutor em Educação, Doutorando em Direito, Mestre em Educação e Mestre em Direito Agrário – Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Márcia Lúcia Aparecida Silva, Mestranda de Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Mestranda de Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

Publicado

2022-04-04

Edição

Seção

Resenha