UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO ENTRE FEIRAS NO ESTADO DE ALAGOAS (BRASIL). O CASO DA CARNE BOVINA.
Palavras-chave:
canal de comercialização; comercialização agrícola; margem de comercialização.Resumo
Esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise comparativa dos mercados públicos de Maceió, Arapiraca e União dos Palmares no que diz respeito a carne bovina. Para isso foram coletados dados censitários por mercado público para quatro tipos de cortes: coxão mole, coxão duro, patinho e carne bovina mais vendida. Com o apoio da fórmula da margem de comercialização relativa, foram realizados os cálculos. Importante nesse ponto pegar preços de venda e preços de aquisição de cada produto. Com isso, foi possível tirar diversas conclusões que até certo ponto fogem dos fatores. Mas que na maioria dos casos pode ser compreendida pela fundamentação teórica convencional nesse formato de análise para margem de comercialização. Um ponto interessante nesse sentido, por exemplo, é o fato de que a fidelidade do cliente facilita um aumento da margem de comercialização. Enfim, os resultados permitem conclusões bastante ricas para o projeto e que superam as expectativas de compreensão do modelo usando tal fórmula.