UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO ENTRE FEIRAS NO ESTADO DE ALAGOAS (BRASIL). O CASO DA CARNE BOVINA.

Autores

  • Leticia Melquiades da silva UFAL – FEAC
  • André Maia Gomes Lages UFAL – FEAC
  • Jonathan de França Santos UEPG
  • José Victor de Araújo Souza UFAL – FEAC
  • Lidiane Maria da Conceição UFAL – FEAC

Palavras-chave:

canal de comercialização; comercialização agrícola; margem de comercialização.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise comparativa dos mercados públicos de Maceió, Arapiraca e União dos Palmares no que diz respeito a carne bovina. Para isso foram coletados dados censitários por mercado público para quatro tipos de cortes: coxão mole, coxão duro, patinho e carne bovina mais vendida. Com o apoio da fórmula da margem de comercialização relativa, foram realizados os cálculos. Importante nesse ponto pegar preços de venda e preços de aquisição de cada produto. Com isso, foi possível tirar diversas conclusões que até certo ponto fogem dos fatores. Mas que na maioria dos casos pode ser compreendida pela fundamentação teórica convencional nesse formato de análise para margem de comercialização. Um ponto interessante nesse sentido, por exemplo, é o fato de que a fidelidade do cliente facilita um aumento da margem de comercialização. Enfim, os resultados permitem conclusões bastante ricas para o projeto e que superam as expectativas de compreensão do modelo usando tal fórmula.

Biografia do Autor

Leticia Melquiades da silva, UFAL – FEAC

Graduanda em Contabilidade. FEAC-UFAL

André Maia Gomes Lages, UFAL – FEAC

UFAL – FEAC - Mestrado em Economia Aplicada. Doutor em Economia pelo IE/UFRJ.

Jonathan de França Santos, UEPG

UEPG – Graduado em Economia pela FEAC-UFAL. Mestrando em Economia pela UEPG

José Victor de Araújo Souza, UFAL – FEAC

UFAL – FEAC - Graduando em Economia. FEAC-UFAL

Lidiane Maria da Conceição, UFAL – FEAC

Graduada em Economia. FEAC-UFAL

Publicado

2022-03-23

Edição

Seção

Artigos