O Impacto do Treinamento de Habilidades Sociais na Ansiedade e no Repertório Social de Acadêmicos de Psicologia
Palavras-chave:
Habilidades sociais; Ansiedade; BAI; IHSResumo
Apesar da relevância formal do ensino de habilidades sociais (HS), ele tem sido negligenciado na formação de psicólogos. Este estudo examinou o impacto do treinamento de habilidades sociais na ansiedade e no repertório social de doze acadêmicas de Psicologia. Foram realizados quatorze encontros em grupo, utilizando-se atividades práticas, ensaio comportamental, feedback, psicoeducação, reforço e questionamento reflexivo. As participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS2) e ao Inventário de ansiedade de Beck (BAI) antes e após o treinamento em habilidades sociais (THS). A análise dos dados foi quantitativa e os escores de HS foram classificados clinicamente. Onze de doze participantes apresentaram aumento no escore total de HS, e oito melhoraram na classificação clínica. Verificou-se que a metade das participantes apresentaram redução dos níveis de ansiedade após o THS. Além disso, constatou-se que, quanto mais elaborado o repertório de habilidades sociais gerais das participantes, menor foi o grau de ansiedade relatado. Sugerem-se novas pesquisas que permitam examinar melhor a relação entre habilidades sociais e ansiedade social devido a importância da temática.