Tornar-se Psicóloga Escolar: uma leitura psicodramática

Autores

  • Lígia Carvalho Libâneo
  • Marina Magalhães David
  • Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Palavras-chave:

Psicologia escolar; Psicodrama; Teoria de papéis

Resumo

Embora predomine no campo da psicologia clínica, o psicodrama é uma abordagem teórico-metodológica, pertinente a todos os contextos de atuação da psicóloga. Nesse texto, exercitamos o psicodrama como dispositivo de análise das nossas caminhadas e deslocamentos na construção de nosso papel como psicólogas escolares, que assumem uma perspectiva crítica e criativa. A teoria de papéis moreniana nos auxilia a pensar o nosso percurso dentro da escola e da universidade, transitando entre uma postura de quem repete saberes-fazeres e uma postura mais autoral e protagônica, de criação. Nosso exercício de escrita psicodramática, composta de diálogos e solilóquios, compartilha tensionamentos, desafios e potências no processo de nos tornamos psicólogas escolares, enquanto vivemos essa experiência.  

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Psicologia e Educação