Considerações sobre violência, escola e formação contra a barbárie

Autores

  • Daviane Rodrigues Ribeiro

Palavras-chave:

Violência contra escola; formação; desigualdades

Resumo

O presente artigo busca introduzir características e tendências relacionadas às situações de violência extrema contra as escolas. Considera as contribuições apresentadas no Relatório do Ministério da Educação – Ataques às Escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental (Brasil, 2023), com objetivo de tecer reflexões críticas sobre o mesmo. Nesse sentido, situa-se como um estudo de caráter teórico e qualitativo, na articulação entre o documento ministerial que retrata o complexo fenômeno da violência contra as escolas e tendências teóricas de ênfase psicossocial crítica. Assim, divide-se em dois momentos: o primeiro se dedica a dados apresentados no referido Relatório (2023), buscando expor sinteticamente algumas características da violência extrema contra as escolas. O segundo momento, de caráter teórico, busca articulações conceituais favoráveis à compreensão crítica sobre tendências indicadas no relatório. No conjunto das reflexões, indica e questiona alguns reducionismos frequentes empregados nas análises do fenômeno. Sustentanto a importância de considerar os fatores internos e externos à escola como parte e produto das situações de violência extrema, já que o crescimento desse tipo de violência contra a escola não ocorre de forma isolada, mas sim em um cenário social de recrudescimento de conflitos e violências graves. Sustenta a importância de diferenciar os tipos de violência que ocorrem no ambiente escolar, principalmente o bullying e o preconceito, pois em suas especificidades exigem formas de prevenção e intervenção diferenciadas. Por fim, argumenta-se que as formas estruturais de desigualdade social estão no cerne do fenômeno da violência, portanto, para a compreensão e enfrentamento da mesma não se pode ignorar a necessidade de crítica e transformação da sociedade existente.

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Artigos