O blog como aliado na aprendizagem de estudantes universitários?

Autores

  • Alexandre Jeremias
  • Juliana da Silva de Almeida
  • Érika Matos Pereira da Silva
  • Daniele Lauzem
  • Monalisa de Cássia Fogaça

Palavras-chave:

Blog; educação; aprendizagem; ensino superior; psicologia

Resumo

A internet e os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais presentes no nosso cotidiano, e seu uso possibilita novas práticas na área da educação. Uma ferramenta viabilizada pelo uso da internet é o blog, espaço de compartilhamento de informações on-line que pode ser empregado como aliado no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a autonomia dos alunos, promovendo a flexibilidade no manuseio dos conteúdos e oportunizando a integração entre os estudantes. O presente trabalho expõe os resultados de uma pesquisa de opinião feita com 127 alunos do curso de bacharelado em Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, com dados coletados entre 14 de dezembro de 2022 até 23 de maio de 2023. Dentre os entrevistados, 77,2% afirmaram que o uso do recurso facilitou o processo de aprendizagem, e 85% consideraram seu emprego positivo. Contudo, 55% apontaram a falta de domínio do recurso como um empecilho para seu uso, sugerindo a necessidade de capacitação de alunos e professores acerca das novas funcionalidades tecnológicas.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos