A Orientação Profissional na Perspectiva Sócio-Histórica: intervenção psicossocial junto a camada popular

Autores

  • Larissa Brito Mendonça
  • Florença Ávila de Oliveira Costa

Palavras-chave:

Adolescente; Orientação profissional; Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os significados e sentidos da escolha profissional para adolescentes da camada popular. Por uma perspectiva Sócio-Histórica da Psicologia Social buscou-se uma análise a partir das contradições sociais, econômicas e do próprio indivíduo, refletindo sua constituição enquanto sujeito protagonista da própria história. Diante disso, para que fosse evidenciado na prática, desenvolveram-se três grupos psicossociais com adolescentes em uma escola estadual da região noroeste de Goiânia. Neles os adolescentes se reuniam e eram discutidas as temáticas a respeito da orientação profissional com atividades e reflexão das produções desenvolvidas por eles. Fundamentado nessas produções, analisou-se por meio do método construtivo-interpretativo. A partir dessa metodologia foi possível analisar dois núcleos de sentido: “A dialética entre consumir pela necessidade e pelo consumismo entre os adolescentes”; “Tornar-se sujeito ou assujeitar-se: condições materiais, históricas e culturais”. Por meio delas, demonstrou-se que o adolescente protagonista da escolha profissional da camada popular, levado a reflexão das várias condições determinantes que envolvem esse processo, pode tornar-se mais consciente e ativo não apenas no que se refere a profissão mas também no processo de construção enquanto sujeito.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Psicologia Social e Intervenções Psicossociais